Paróquia da Batalha tem mais 54 crismados

No final da celebração, um dos crismados, em nome de todos, deu o seu testemunho de alegria por mais esta etapa concluída na caminhada de fé e de aceitação do compromisso de assumir papel activo em Igreja.

D. José Ornelas Carvalho, bispo de Leiria-Fátima, foi ao Mosteiro da Batalha, na tarde do domingo 30 de Outubro, presidir ao sacramento do Crisma de 54 jovens e adultos da paróquia da Batalha, 11 dos quais da Golpilheira.

Numa celebração cheia de vida e alegria, o bispo diocesano lembrou a estes adolescentes e jovens que passam a ser agora “adultos na fé”, que “este não é um momento de chegada, mas de partida, de início”. Se têm sido “cuidados pela família, pela Igreja e pela sociedade”, é agora o tempo de assumirem o seu compromisso nas comunidades, com a confirmação do Espírito Santo que neles se torna mais presente e actuante. “Deus está presente em cada etapa da nossa vida e, nesta etapa especial, vem confirmar a fé pelo seu Espírito em vós”, afirmou. “É como um 112 para a nossa vida: podemos sempre recorrer a Ele nos momentos de dificuldade ou de alegria… e é Ele que nos impele a fazer Igreja e sermos, agora, cuidadores de outros, sobretudo junto dos mais frágeis, dos mais tristes, dos que precisam de ajuda e companhia.

Paróquia da Batalha tem mais 54 crismados

D. José Ornelas frisou que “não somos uma Igreja perfeita”, mas “aprendemos com os erros” para aperfeiçoar essa “missão de sermos cuidadores dos mais fracos e necessitados da presença de Deus”. Para isso “contamos convosco, jovens, com a vossa criatividade, dinamismo e espírito crítico, para crescermos como Igreja e sermos cada vez mais fiéis a essa missão”, concluiu, com o convite à participação massiva nas Jornadas Mundiais da Juventude que ocorrerão em Portugal na primeira semana de Agosto de 2023, presididas pelo Papa Francisco.

No final da celebração, um dos crismados, em nome de todos, deu o seu testemunho de alegria por mais esta etapa concluída na caminhada de fé e de aceitação do compromisso de assumir papel activo em Igreja. Tempo, ainda, para o agradecimento aos pais, catequistas e todos os que ajudaram estes jovens a chegar até aqui.

Ainda antes das fotos de conjunto e de famílias, foi divulgado que dois grupos de jovens irão ser formados, um na Batalha, orientado pela Eduarda, e outro na Golpilheira, orientado pela Andreia e o Diogo. “Todos os jovens crismados, não apenas neste mas também nos anos mais recentes, são convidados a juntar-se a um ou a outro grupo, independentemente da sua comunidade local, pois ambos se assumem de âmbito paroquial”, informaram. O grupo da Golpilheira terá o seu primeiro encontro no dia 19 de Novembro, às 20h30, na igreja desta comunidade.

O Jornal da Golpilheira acompanhou a celebração e partilha uma breve reportagem fotográfica, que está disponível aqui: http://l-f.pt/Or6d

Retiro especial de Natal
7 de Dezembro
, às 09:30
Tesouro Escondido
7 de Dezembro
Partilha da Luz da Paz de Belém
16 de Dezembro
Compreender o Documento Final do Sínodo
17 de Dezembro
, às 21:00
Encontro dos Catequistas da Adolescência
11 de Janeiro
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress