Parabéns, D. António Marto, pelos seus 50 anos de sacerdócio!

No próximo dia 7 de novembro, celebramos o 50º aniversário da ordenação sacerdotal do nosso bispo, o cardeal D. António Marto. Nesse dia, às 16h30, celebra-se a Eucaristia de ação de graças na basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.

No próximo dia 7 de novembro, celebramos o 50º aniversário da ordenação sacerdotal do nosso bispo, o cardeal D. António Marto. É sua vontade que não haja celebrações especiais, pois entende serem suficientes as já realizadas na Diocese ao longo deste ano, envolvendo as diversas vocações e os demais sacerdotes jubilários: a missa crismal de quinta-feira santa, o jubileu das vocações, que envolveu também casais e pessoas consagradas, e os jubileus sacerdotais. 

Aceitou, no entanto, presidir à celebração da Eucaristia de ação de graças, no domingo, 7 de novembro, às 16h30, na basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. Convidamos, por isso, os que quiserem e o puderem fazer a participar nessa celebração, louvando e dando graças a Deus pela vida e serviço pastoral do nosso Bispo.

Além desta celebração, está a preparar-se a edição de um livro em que se reúnem as cartas pastorais que escreveu ao longo dos 15 anos de ministério nesta Diocese e outros elementos. 

D. António Marto nasceu em Tronco (Chaves), diocese de Vila Real, no dia 5 de maio de 1947. Foi ordenado sacerdote em Roma, no dia 7 de novembro de 1971, pelo cardeal D. António Ribeiro. Exerceu o ministério sacerdotal como educador no Seminário do Porto, professor de teologia e colaborador na atividade pastoral paroquial naquela diocese. Ordenado bispo em 2001, exerceu o ministério episcopal em Braga e em Viseu. Nomeado para a Diocese de Leiria-Fátima, iniciou a sua missão nesta Igreja particular, no dia 25 de junho de 2006. Tendo recebido o Papa Francisco na sua peregrinação a Fátima, em maio de 2017, D. António Marto foi por ele criado cardeal em 2018.

D. António Marto é uma pessoa de trato afetuoso e simples, cuidadoso na preparação das suas intervenções, repassadas de profunda meditação da Palavra de Deus e de empenho para que a sua mensagem seja acessível aos ouvintes e toque os seus corações. Com as cartas pastorais e os encontros a diversos níveis, procurando dar continuidade ao projeto saído do sínodo diocesano (1995-2002), tem transmitido ao povo de Deus ensinamentos profundos e atualizados com orientações para a vida e a ação pastoral dinâmica e participada por pastores, fiéis leigos e pessoas consagradas. A sua presença em Fátima, as saudações em diferentes línguas, as homilias e as palavras no final das peregrinações aniversárias cativam e enchem de alegria, simpatia e confiança os peregrinos, que são por ele animados a viverem fielmente a devoção a Nossa Senhora e aos santos Pastorinhos e a empenharem-se como construtores de paz na vida quotidiana, na sociedade.

Parabéns, Senhor Cardeal D. António Marto! A Diocese de Leiria-Fátima exprime nesta ocasião um sentido agradecimento pela sua generosa entrega e dedicação a esta porção do povo de Deus e aos homens e mulheres de boa vontade. A sua figura, as suas palavras, os gestos e as ações suscitam facilmente a empatia das pessoas de diferentes condições e convicções, entre as quais se contam os seus “amiguitos e amiguitas”, que nunca esquece em pequenas ou grandes celebrações.

Na comemoração do seu jubileu sacerdotal, com alegria, reconhecimento e gratidão, confiamos a sua pessoa, vida e ministério à proteção de Nossa Senhora de Fátima, de S. Agostinho e dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress