O Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, fez chegar à Casa Episcopal de Leiria um telegrama dirigido a D. António Marto, “testemunhando a solidariedade do Santo Padre, Papa Francisco, pelas vítimas do incêndio em Pedrógão Grande”.
Com data de 19 de junho, o telegrama é assinado pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado de Sua Santidade, com o seguinte conteúdo: “Consternado pelas numerosas vítimas do incêndio em Pedrógão Grande e localidades vizinhas, o Papa Francisco pede-lhe para transmitir a todos os enlutados e provados por este drama a expressão do seu pesar e a certeza da sua proximidade orante: recomenda as vítimas a Deus Omnipotente e invoca a força e o conforto divinos sobre feridos e desalojados, concedendo a quantos estão em sofrimento e ao mesmo procuram remediar propiciadora bênção apostólica.”
O próprio Núncio Apostólico expressa também ao Bispo de Leiria-Fátima a sua “proximidade nestes dramáticos momentos” e a “estima e comunhão no Senhor”.
Lembramos que o Papa Francisco já tinha afirmado publicamente, durante a oração do Ângelus do passado domingo, a sua solidariedade para com as vítimas dos incêndios em Portugal. “Manifesto a minha proximidade ao querido povo português pelo devastador incêndio que está a atingir as florestas à volta de Pedrógão Grande, causando numerosas vítimas e feridos”, disse o Santo Padre. Depois, pediu aos milhares de fiéis reunidos na praça de S. Pedro que se unissem a ele na oração pelas pessoas atingidas por esta tragédia.