Com Eucaristia, inauguração de um busto e um almoço de confraternização, no passado dia 1 de novembro, o padre Ramiro Pereira Portela foi homenageado pela sua estadia como pároco de Aljubarrota ao longo de 50 anos.
A celebração eucarística foi presidida por D. Serafim Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima, e nela participaram outros sacerdotes, familiares e amigos do homenageado, o presidente da Câmara de Alcobaça e muitos fiéis que encheram a igreja de S. Vicente. No final da liturgia, houve várias intervenções que elogiaram o modo simples é convivial de o P. Ramiro congregar todos os lugares, a ajuda às famílias em variadas situações, o seu trabalho na construção e manutenção das igrejas da paróquia, o apoio a movimentos e serviços como os escuteiros, a preparação para o Matrimónio, a associação da Sagrada Família, os ministros da comunhão, a catequese, os acólitos, o Apostolado da Oração e a criação de um núcleo museológico.
Foi também salientado o seu apoio às vocações sacerdotais, assistindo já à ordenação de um padre e em breve será ordenado um diácono, ambos naturais de Aljubarrota. O P. Ramiro, comovido e confessando ser avesso a homenagens pessoais, manifestou a sua gratidão pelos gestos de carinho que tem recebido.