O início de missão do novo pároco teve lugar neste domingo, dia 22 de setembro, nas respetivas igrejas paroquiais, com missas muito participadas: de manhã, em Caxarias; de tarde, no Olival. É de notar a existência, em ambas as paróquias, de grupos de acólitos bem treinados, assim como agrupamentos de escuteiros, que colaboraram na realização das celebrações. Nesta segunda paróquia, estiveram presentes todos os párocos da vigararia de Ourém. O padre Davide continua a missão pastoral do padre Bertolino Vieira, que deixa estas paróquias ao fim de 10 anos. A entrega do evangeliário ao seu sucessor foi o gesto simbólico para exprimir a continuidade.
Nas duas paróquias, o novo pároco foi acolhido por assembleias numerosas, saudado com aplausos, a oferta de flores e de produtos da terra, palavras de boas-vindas e a confraternização à volta da mesa, com a participação de muitas pessoas. Foi expresso o desejo de que ele ajude a crescer na fé e a continuar a caminhada da vida cristã e do testemunho e serviço aos outros, apoiando os serviços e movimentos existentes. Foi também expresso o compromisso de colaboração. Um grupo numeroso de fiéis da anteriores paróquias de Carnide e da Bajouca quiseram acompanhar o Padre Davide no início da sua nova missão.
O padre Davide agradeceu o acolhimento e, com palavras do Papa Francisco, desafiou as comunidades a procurar, com ousadia e criatividade, novas linguagens e métodos de anunciar o Evangelho e de celebrar a fé. Exortou a não se contentar com o argumento de que “sempre foi assim” para se empenhar na renovação na vida cristã e das paróquias.