Ourém recorda Monsenhor José Galamba de Oliveira

A tarde de domingo, 14 de setembro, em Ourém, reuniu largas dezenas de pessoas em torno de momentos culturais, com a apresentação do livro “Monsenhor José Galamba de Oliveira – Um Homem à Frente do seu Tempo”.

O Auditório Cultural dos Paços do Concelho de Ourém acolheu o evento, que contou com a participação de Filipe Batista, chefe do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Ourém, e do apresentador da obra, José de Sousa Dias, sobrinho do biografado. Também estiveram presentes o padre David Barreirinhas, da paróquia da Barreira, terra natal de Monsenhor Galamba, e Pedro Moniz. A moderação ficou a cargo da poetisa Clara Paulo.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: Ourem-recorda-Monsenhor-Jose-Galamba-de-Oliveira.jpg

A animação musical esteve a cargo das sopranos Manuela Moniz e Mayya Rud, acompanhadas pelo tenor António Alves.

Durante cerca de 90 minutos, foram partilhadas memórias e elogios ao Homem de Deus, natural do Olival, freguesia do concelho de Ourém. Não faltaram momentos poéticos, com intervenções de José Barros e de Maria de Fátima Fonseca, que recordou que o dia coincide com a celebração litúrgica da Exaltação da Santa Cruz.

A escultora Paula Marques trouxe o busto de Monsenhor José Galamba de Oliveira, pertencente ao espólio do seu pai, Fernando Marques, que esteve colocado junto da mesa dos intervenientes.

No final, foi deixada a ideia de uma segunda edição do livro pela “Hora de Ler”, de Carlos Fernandes, que incluirá novos elementos sobre o pensamento, a vida e a obra deste «Gigante da Espiritualidade», nas palavras do Bispo D. Alberto Cosme do Amaral, proferidas aquando do funeral do biografado.

Assembleia Diocesana
5 de Outubro
, às 15:00
Curso de Introdução à Missão de Catequista
11 de Outubro
Jornadas Nacionais de Catequistas
18 de Outubro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia