A IV edição das Oficinas Musicais Criativas, uma iniciativa promovida pelo Santuário de Fátima, iniciou no passado dia 1 de abril, pela primeira vez um grupo de crianças a partir dos 4 meses de idade, envolvendo também os pais.
Neste primeiro dia participaram crianças vindas de São Mamede, Fátima, Leiria, Alcanena, Agualva-Cacém, Santa Catarina da Serra e Marinha Grande.
Em declarações à sala de imprensa do Santuário, a monitora Helena Brites explicou que se pretende “demonstrar como é possível já desde pequeninos vivenciarmos a fé e, através das artes, conseguir abranger esta parte da contemplação de Fátima e da Mensagem de Fátima: através da música, do movimento e deste momento que proporcionamos aqui às famílias e às crianças”. E reiterou que “nestas idades, aquilo que as crianças vivem e o que observam estão a colecionar para si, para mais tarde repetir e imitar”, sendo assinalável “a atenção que eles conseguem manter e o quanto eles estão focados, sem chorar, a observar, a sorrir, a babar-se e portanto a sentir”.
A monitora refere ainda que a experiência é também gratificante para quem orienta as sessões: “a felicidade destas pessoas que estão aqui reverte a nosso favor de uma forma que não há palavras para descrever, e nós podemos fazer aquilo que gostamos que é a arte e a música, fazendo felizes os outros e tornarmos nos mais felizes é um grande momento de felicidade”.
Recorde-se que haverá um segundo momento desta edição, com atividades de arte, dança e música. Repartidos em dois grupos, de 15 participantes cada, os dois turnos serão de 14 a 17 de julho, para crianças dos 8 aos 10 anos, e de 21 a 24 de julho, para as dos 11 aos 14 anos.