Encerraram em fevereiro as Oficinas de Oração e Vida realizadas nas paróquias de Espite e de Nossa Senhora da Piedade – Ourém. No mesmo mês, tiveram início mais duas, uma para jovens na paróquia das Matas e outra para adultos em Serro Ventoso.
Orientadas por guias devidamente preparados, as Oficinas de Oração e Vida pretendem “ensinar, de maneira prática como numa oficina, o caminho difícil, mas gozoso, da oração, num convite a ir além das fórmulas tradicionais para entrar na intimidade com o Deus do Amor, a partir da leitura da Bíblia, e a levar os ensinamentos evangélicos para o dia a dia”, refere uma nota enviada ao PRESENTE por Ramiro Baptista, responsável diocesano do Movimento.
Para tal, durante 15 sessões – ou apenas 10 no caso dos jovens –, uma por semana, “os ‘oficinistas’ contactam com várias modalidades de oração e tentam pôr em prática, na vida quotidiana, o que Jesus lhes pede na leitura bíblica recomendada para cada dia. Mais que um minicurso bíblico, ensinando a manejar, a interpretar e a apreciar a Bíblia, é uma escola de oração e de vivência da doutrina cristã, com um tema semanal e sugestões práticas adequadas.”
A estrutura diocesana do Movimento está disponível para orientar uma Oficina de Oração e Vida em qualquer paróquia ou comunidade que o solicite, desde que haja um número mínimo de interessados e um local para o efeito, que pode ser até uma casa particular. Todas as informações estão no sítio do movimento e os contactos mais diretos são o email tovleiriafatima@gmail.com ou o telefone 967345839.