Ofertório deste fim de semana é destinado à Ucrânia

Em todas as Missas vespertinas e dominicais celebradas na Diocese de Leiria-Fátima neste fim de semana, 23 e 24 de abril, deverá fazer-se oração pela paz na Ucrânia. O resultado do ofertório das celebrações reverterá para o apoio humanitário às populações vítimas da guerra naquele País.

A decisão foi anunciada pelo vigário geral, padre Jorge Guarda, e corresponde a uma tomada de posição conjunta da Conferência Episcopal, que solicitou “a todas as comunidades cristãs e à sociedade em geral” a anuência ao pedido do Papa Francisco, na oração Regina Coeli, no passado dia 3 de abril.

Foram estas as palavras do Santo Padre: “Neste dia, que é como que o coração do Ano Santo da Misericórdia, o meu pensamento dirige-se a todas as populações que mais têm sede de reconciliação e de paz. Penso, em particular, aqui na Europa, no drama de quem sofre as consequências da violência na Ucrânia: de quantos permanecem em terras assoladas pelas hostilidades que já causaram vários milhares de mortos, e de quantos — mais de um milhão — foram obrigados a deixá-las devido à grave situação que perdura. Ficam envolvidos sobretudo idosos e crianças. Além de os acompanhar com o meu pensamento constante e com a minha oração, quis decidir promover um apoio humanitário a seu favor. Para esta finalidade, terá lugar uma coleta especial em todas as igrejas católicas da Europa no domingo 24 de abril. Convido os fiéis a unir-se a esta iniciativa com uma generosa contribuição. Este gesto de caridade, além dos sofrimentos materiais, quer expressar a proximidade e a solidariedade minha pessoal e de toda a Igreja. Faço votos sinceros de que ele possa ajudar a promover sem ulteriores demoras a paz e o respeito do direito naquela terra tão provada.”

O vigário geral da Diocese de Leiria-Fátima determina ainda que “as ofertas recolhidas deverão depois ser entregues na Administração Diocesana, dentro de um mês, a fim de serem reencaminhadas para a Santa Sé”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.