“O que é que deseja quem pede para morrer?”

Uma das questões abordadas pelo padre Vítor Coutinho na conferência que proferiu na Santa Casa da Misericórdia de Leiria, na quinta-feira, dia 20 de outubro, foi “O que é que deseja quem pede para morrer?”. Outra foi: “deseja morrer ou deseja não sofrer?”.

Diante de uma plateia que, mais uma vez, encheu o auditório da Casa Sanches, o padre Vítor, doutorado em Bioética, foi o convidado para terceira conferência do ciclo que está a ser organizado pela Santa Casa de Leiria.

O conferencista começou por sublinhar a forma como o tema e a experiência da morte é encarada atualmente: “é cada vez mais um ato privado e está a ser progressivamente institucionalizada”.

Depois, ajudou os presentes a clarificar alguns conceitos, tais como eutanásia, suicídio assistido, distanásia ou obstinação terapêutica e tratamentos desproporcionados. Dizia o orador que, em conversas de rua, muitas pessoas dizem ser a favor da eutanásia porque têm medo e não querem sofrer quando nada mais houver a esperar. Mas eutanásia e morte digna são coisas completamente distintas. Eutanásia é um ato direto com intenção de antecipar a morte para não sofrer mais. Morte digna é aquela que acontece o mais naturalmente possível, sem intervenções humanas diretas para a antecipar ou adiar, acompanhada de cuidados médicos apropriados que diminuam ao máximo o sofrimento.

A medicina tem atualmente condições para controlar e diminuir em muito o sofrimento humano. É importante investir nos serviços de cuidados continuados e paliativos para que a pessoa possa ter qualidade de vida até ao fim e morrer com dignidade.

Este ciclo de conferências sofre agora uma breve interrupção, uma vez que a conferência da próxima quinta-feira sobre economia social não se vai realizar. Será retomado no dia 3 de novembro com a conferência do padre Vítor Melícias sobre a questão dos refugiados.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.