Após a nomeação pelo Bispo diocesano, no passado dia 20 de junho, os novos párocos e vigário paroquial irão assumir as suas missões nas igrejas paroquiais respetivas, durante a celebração da Eucaristia dominical, nos seguintes dias e locais:
– 4 de setembro, domingo, às 14h30, na Maceira, padre Marco Brites.
– 11 de setembro, domingo, às 11h30, nas Cortes, e às 16h00, na Barreira, padre Augusto Gonçalves.
– 17 de setembro, sábado, às 19h30, em Santa Eufémia, padre Nuno Gil.
– 18 de setembro, domingo, às 11h30, nos Marrazes, padres Rui Ribeiro, pároco, e Tiago Silva, vigário paroquial.
– 25 de setembro, domingo, às 11h30, na Bajouca, e às 15h30, em Carnide, padre Davide Gonçalves.
– 2 de outubro, domingo, às 11h30, nos Pousos, padre Luís Morouço.
– 30 de outubro, domingo, às 11h30, em Monte Real, padre José Baptista.
Em representação do Bispo diocesano, será o vigário geral, padre Jorge Guarda a dar posse aos párocos nas suas novas missões pastorais. Os atos formais, conforme prescrevem as normas da Igreja, são o juramento de fidelidade e a profissão de fé, a que se juntam alguns gestos simbólicos de reconhecimento e acolhimento dos novos pastores das comunidade paroquiais.
Em ordem a apresentar os novos párocos, possibilitar-lhes um primeiro conhecimento da paróquia e seus principais colaboradores e ainda preparar a tomada de posse, realizaram-se reuniões do vigário geral com os conselhos pastorais e para os assuntos económicos, nas diferentes paróquias, durante o mês de julho, com exceção de uma, que será em setembro. Participaram os atuais párocos e os novos.
Em cada paróquia, em relação aos párocos que nelas cessam funções pastorais, haverá ainda iniciativas das comunidades em agradecimento pelo serviço que ali prestaram.