Novo livro, Castel’ à Escuta e outras notícias do escutismo

Além do lançamento de um livro sobre técnicas escutistas e da atividade “Castel’ à Escuta”, noticiamos a renovação da exposição dos 90 anos do movimento em Leiria e algumas iniciativas de diversos agrupamentos.

 

Novo livro sobre técnica escutista

2015-04-13 escuteiros6António Miguel Poças, antigo Chefe Regional dos Escuteiros de Leiria, apresenta no próximo sábado, dia 16 de maio, o livro “Construções com História”. A sessão decorrerá a partir das 17h30, no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, no largo de S. Pedro, em Leiria.

A obra vem retratar uma vida dedicada ao escutismo, através de uma das mais relevantes faces do movimento, a técnica escutista. A ideia é colocar no papel a história das construções que marcaram o percurso do autor. Escuteiro desde a infância (de Lobito até Dirigente) no agrupamento da Sé de Leiria, António Miguel Poças edificou com as suas mãos inúmeras construções, com madeira e cordel. Depois de ter assumido o cargo de Chefe Regional, durante 10 anos (1990-2000), e de ter sido dirigente no agrupamento de Santo Agostinho, em Leiria, esta é outra “construção” sua.

O projeto surgiu há pouco mais de uma década, como passatempo: construir miniaturas de construções que tinha feito em acampamentos. Colocar em papel as memórias que lhe trazia cada construção – seja uma mesa, cozinha de campo ou pórtico – foi só o “passo seguinte”, segundo o autor.

O lançamento do livro está integrado nas comemorações dos 90 anos de Escutismo na Região de Leiria e a obra é, nas palavras de António Poças, “ela própria, uma construção, não de Pioneirismo, mas de pessoas e, por isso, mais sólida, feita com os nós da amizade e as amarrações de uma vida partilhada”. Como diz Pedro Ascenso, o atual Chefe Regional de Leiria, no prefácio do livro, esta é “mais uma entrega do Tó à Região”.

 

Exposição dos 90 anos vai mudar

2015-04-13 escuteiros3Conforme noticiámos, está patente no n.º 28 da rua de Alcobaça, em Leiria, a exposição “90 anos de Escutismo na Região de Leiria”, no âmbito das comemorações deste aniversário do escutismo regional.

A partir do próximo dia 1 de junho, vai mudar a “área pedagógica” do espaço dedicado aos “nossos agrupamentos”. Durante os meses de abril e maio esteve presente a AP Nordeste, alterando nos próximos dois meses para a AP Norte. Continuam as visitas aos sábados, das 10h00 às 12h30, ou noutro horário mediante marcação para local@leiria-cne.escutismo.pt.

 

Castel’ à Escuta a 6 e 7 de junho

2015-04-13 escuteiros1O “Castel’ à Escuta” chega à cidade no fim de semana de 6 e 7 de junho. A iniciativa visa divulgar a ação do CNE junto da comunidade de Leiria, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes dos escuteiros e comunidade em geral.

Como divulgámos anteriormente, na manhã de sábado decorre o fórum para dirigentes e outros interessados em “Educação Não Formal”.

Da parte da tarde serão o estádio municipal e o castelo de Leiria os cenários para jogos e outras iniciativas, acessíveis aos escuteiros e à população em geral. O ambiente será de festa, de história e de muito espírito escutista. A abertura dos jogos no estádio, pelas 15h00, até à concentração geral, no largo do Papa e partida para o castelo, às 19h00. Às 20h00 será o jantar volante no castelo, seguindo-se a “Noite de Óscares”. Pelas 23h30, regresso ao estádio, onde pernoitam.

No domingo, a alvorada é às 08h00, pelas 10h00 será a construção da mesa regional no Marachão e, às 12h30, o almoço partilhado, trazido pelas famílias. Pelas 14h00, a desmontagem da mesa e, às 15h30, a participação nas celebrações do Corpo de Deus.

 

Iniciativas locais

Sopas na Boa Vista

2015-04-13 escuteiros7Os Pioneiros do Agrupamento 1227 –- Boa Vista convidam todos para a Festa das Sopas do dia 16 maio, pelas 20h00, no salão da Junta de Freguesia local. Para reservar a entrada, poderá fazê-lo através dos escuteiros do Agrupamento, ou pelo telefone 966 730 735.

Fados no Vidigal

2015-04-13 escuteiros5Os Pioneiros do Agrupamento 1198 – Santo Agostinho/Leiria estão a trabalhar para ir ao Jamboree 2015, no Japão. Como atividade de angariação de fundos, os pais vão organizar “Uma mão cheia de Fado”, no próximo dia 16 de Maio, às 20h00, na Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Vidigalense, junto à igreja do Vidigal. Promete-se um animado jantar com petiscos diversos, ao som de um fado, sendo necessária a inscrição!

Pink Floyd em Leiria

2015-04-13 escuteiros4Mais uma iniciativa de angariação de fundos, para os escuteiros do Agrupamento 776 – Cruz da Areia participarem no 23rd World Scout Jamboree, no Japão. Será um concerto de tributo aos Pink Floyd, com a Banda Time, no Teatro José Lúcio da Silva, no dia 17 de maio, às 21h30. Necessário comprar bilhete.

Plantas aromáticas e medicinais em Serro Ventoso

2015-04-13 escuteiros2O Agrupamento 370 – Porto de Mós vai organizar uma caminhada solidária à descoberta de plantas aromáticas e medicinais, no dia 17 de maio, a partir das 09h00, com concentração no salão paroquial de Serro Ventoso. A iniciativa visa a angariação de fundos para a construção da sede do Agrupamento, contando com a condução da bióloga Ana Sílvia Malhado. A terminar, uma prova de chás feitos com as plantas recolhidas no percurso, havendo ainda a possibilidade de almoçar no local. Inscrições para 915 128 534, 910 610 590 ou agr370@gmail.com.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.