Novo ano pastoral em preparação

 Tal como anunciado no ano passado pelo Bispo diocesano, a pastoral familiar será o centro da programação do biénio 2013-2015.

O próximo ano continuará a ser marcado por esta temática. “Família, dom e missão” será o tema concreto proposto a todos os serviços e comunidades desta Igreja particular de Leiria-Fátima.

O arranque “oficial” do ano pastoral 2014-2015, como usual, será feito no primeiro domingo de outubro, dia 5, com uma grande assembleia diocesana, na Sé de Leiria, a partir das 16h00. O encontro terá como oradora convidada a jornalista Laurinda Alves e incluirá momentos musicais e outras intervenções sobre o tema do ano, terminando com a Eucaristia presidida por D. António Marto. Destina-se a todos os diocesanos, especialmente, os mais envolvidos nas comunidades cristãs e nos movimentos e novas comunidades.

Durante o ano, haverá diversas iniciativas para promover a reflexão e oração sobre o tema da família, como é o caso da Peregrinação Diocesana e dos encontros vicariais com a presença do Bispo. Cada paróquia ou comunidade procurará, também, desenvolver a sua agenda pastoral específica, tendo esta temática como referência comum.

Festa da Família

Como grande momento de encerramento do ano, está programada uma “Festa da Família” para o dia 17 de maio de 2015, a realizar na paróquia da Marinha Grande, para a qual se convidam todas as famílias da Diocese.

O programa será oportunamente divulgado, mas prevê-se, desde já, um encontro diocesano dos adolescentes do 7.º ao 10.º ano da catequese, um almoço partilhado e o encerramento com a Eucaristia e o jubileu das vocações.

Segundo nota do vigário geral enviada a todos os padres, pede-se que “reservem este dia livre de quaisquer atividades, com exceção das missas dominicais, para a participação neste evento que será o ponto alto do biénio pastoral”. O padre Jorge Guarda recorda, a esse propósito, que “a participação nos acontecimentos diocesanos exprime e alimenta o sentido de pertença a esta porção do povo de Deus e manifesta o reconhecimento e a comunhão com o bispo que a ela preside e com os demais fiéis e comunidades”.

Ano da Vida Consagrada

Paralelamente, a pastoral diocesana terá também em conta a celebração do “Ano da Vida Consagrada”, convocado pelo Papa Francisco. Serão divulgadas oportunamente algumas iniciativas a promover, entre as quais, a visita pastoral do Bispo às comunidades religiosas presentes na Diocese.

 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.