Notícias da Caranguejeira assinala 33º aniversário

Ao longo deste ano, o NC pretende assinalar as três décadas de vida com algumas iniciativas culturais que pretendem aproximar a comunidade ao seu jornal.

O jornal Notícias da Caranguejeira assinala esta sexta-feira 33 anos de vida. Propriedade da paróquia da Caranguejeira, nasceu pelas mãos do falecido pároco e filho desta terra, padre António Ferreira Júnior, que reuniu um grupo de jovens rapazes, e criou este mensário regional de informação.

O padre Ferreira (assim conhecido) era um homem de sonhos. Ou, como já muitos disseram, e repetiram aquando da justa homenagem que a paróquia lhe fez a 6 de julho de 2019, o Pe. Ferreira era um visionário. Por isso lançou a ideia na missa dominical do dia 7 de maior de 1989, Dia Mundial das Comunicações Sociais. “O desafio foi imediatamente aceite por este grupo de jovens, que, dias depois bateram à porta do Cartório Paroquial, e disseram-me que podia contar com eles para pôr em marcha o projecto”, conta o padre Ferreira no Editorial da edição nº 1 do Notícias da Caranguejeira (NC).

Três décadas a contar a história da Caranguejeira

A 20 de janeiro de 1990 era editada e publicada a primeira edição do NC. Ao longo de três décadas o NC procurou manter-se fiel ao desejo do seu fundador, tendo “carácter informativo e instrutivo”, seguindo “uma orientação cristã”, promovendo “a moralização dos costumes da sociedade”, a “revitalização dos valores cristãos”, o “desenvolvimento da freguesia”, e dedicando “atenção especial à juventude e à terceira idade”.

Como tudo na vida, teve momentos altos e baixos. Mas nunca deixou de ser a voz da freguesia da Caranguejeira, um meio informativo e formativo, um promotor de cultura, um defensor das tradições, da moral cristã e dos valores humanos, um elo de ligação entre todos os caranguejeirenses residentes ou na diáspora. Por outro lado, o NC assumiu desde sempre a sua missão de ‘contador’ da história dos caranguejeirenses. Ele é, por isso, um registo e testemunho único, valioso e perene da história da Caranguejeira.

Comemorações em 2023 arrancam este sábado

Devido à pandemia as comemorações dos 30 anos foram sendo adiadas. Por isso, ao longo deste ano, o NC pretende assinalar as três décadas de vida com algumas iniciativas culturais que pretendem aproximar a comunidade ao seu jornal. As comemorações arrancam já este sábado, dia 21, com a apresentação da revista «Ai a minha filha», pelas 21h00, no palco do Centro Pastoral Paroquial, com Carlos Cunha e Erika Mota nos principais papéis. Para informações e reservas contactar 965190333 ou 919952351.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress