Nos 94 anos da consagração da Diocese ao Sagrado Coração de Jesus

Neste ano do Centenário da Restauração da Diocese, temos vindo a recordar algumas datas de momentos importantes da história desta Igreja de Leiria-Fátima. Uma delas foi, precisamente, a de 8 de junho de 1924, quando o bispo D. José Alves Correia da Silva consagrou a Diocese ao Sagrado Coração de Jesus.

O texto original dessa consagração está guardado nos arquivos diocesanos e passamos a partilhá-lo, com o convite a ser lido em forma de oração e renovação deste ato de entrega:

 

Consagração da Diocese ao Sagrado Coração de Jesus

Senhor Deus Omnipotente, que por um mero ato da vossa vontade nos criastes à vossa imagem e semelhança para Vos conhecermos, servirmos e amarmos; Vós, que, por nosso amor, deixastes a vossa glória e assumistes a natureza humana, nascestes e vivestes pobre, derramando o vosso sangue e morrendo por nós na Cruz; Vós que permaneceis no Santíssimo Sacramento da Sagrada Eucaristia, muitas vezes abandonado e sujeito aos mais horrendos sacrilégios…

Eis-nos aqui aos vossos pés, humilhados e contritos. Nós Vos reconhecemos como nosso Deus, Benfeitor e Rei e, pela grandeza do vosso amor, Vos pedimos que nos perdoeis as nossas faltas e que não nos trateis conforme a vossa justiça e nossas iniquidades, mas conforme a vossa misericórdia.

Grandes têm sido as nossas faltas, mas infinitamente maiores são os extremos d’amor do vosso Coração, santuário de misericórdias infinitas, fonte perene de graças e bênçãos. É somente desse manancial inexaurível que nós, filhos desta Diocese de Leiria, esperamos a graça de sermos preservados da ruína e morte eterna das nossas almas.

Somos cristãos e portugueses, descendentes dos heróis e santos que conquistaram esta terra aos inimigos do vosso nome e levaram a Santa Hóstia por todo o mundo. Olhai-nos propício por amor deles e preservai-nos de toda a mancha do erro e da corrupção.

Queremos ser vossos, observar a vossa Lei, protestando que de ora em diante procuraremos corresponder às finezas do vosso amor sem fim, nada fazendo que não seja para honra e glória vossa. Aceitai, pois, amantíssimo Jesus, os votos solenes com que esta Diocese, prostrada na vossa divina presença, se consagra neste dia ao vosso Sagrado Coração. Cada um de nós se consagra ao vosso divino Coração, consagramo-Vos as nossas famílias, consagramo-Vos as freguesias desta Diocese.

Recebei-nos a todos no vosso Sagrado Coração.

Protegei, ó amantíssimo Senhor, a vossa Igreja, o Santo Padre, vosso vigário na terra e os bispos de todo o mundo.

Abrasai no vosso santo amor, ó Divino Coração, o nosso bispo, o nosso pároco, os nossos padres, para que mais e mais se santifiquem e se empenhem em promover a glória do vosso amor.

Abençoai-nos, Senhor, nós Vo-lo suplicamos, pela intercessão da santíssima vossa Mãe e Mãe nossa, pelos merecimentos da vossa Paixão e Morte, e pela vossa infinita misericórdia. Assim seja.

Leiria, dia do Divino Espírito Santo, 8 de junho de 1924.

D. José, Bispo de Leiria

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.