Na Missa de Santo Agostinho, Bispo pede “cristãos de primavera”

O Bispo diocesano, D. António Marto, presidiu, na passada segunda-feira, dia 28, à Eucaristia em honra do Padroeiro da Diocese, Santo Agostinho. 

Cerca de duas centenas de pessoas, muitas delas representando paróquias, comunidades religiosas e movimentos apostólicos, entre as quais um número significativo de sacerdotes, encheram a igreja que tem o nome deste Santo, na cidade de Leiria.

Na homilia, o Bispo falou do padroeiro como um “pai” e “protetor” que pode ajudar nas várias circunstâncias da vida. Lembrando o período menos bom que Portugal possa estar a atravessar, aludiu a um texto de Santo Agostinho que alerta para o combate ao lamento e ao “apontar para o que está mal”, contrapondo com a proclamação do “Evangelho da Alegria e da Esperança”. “Não podemos ficar parados junto ao muro das lamentações; a crise obriga-nos a ir ao encontro do essencial da nossa fé, aquela que acredita que Deus ama o mundo e por isso enviou o seu filho para nos dar uma vida de amor”, afirmou.

D. António Marto lembrou ainda que é este “amor salvador de Deus que nos purifica o olhar e que nos ajuda a ver a nossa vida e a vida do mundo de outra forma” e que “não podemos deixar-nos derrotar pelo mal que nos rodeia”, pois “Jesus ressuscitado é para nós o caminho, a verdade e a vida”.

Reforçando a ideia de que a missão do cristão é “proclamar pelo mundo o Evangelho da Alegria e da Esperança, porque é isso que personaliza a nossa fé”, o Bispo citou a expressão do Papa Francisco sobre o tipo de cristãos que somos: “de outono ou de primavera”. Assim, em jeito de ‘abanão de fé’, concluiu com o apelo a sermos “cristãos de primavera, porque acreditamos num Deus vivo, de amor, de paz, de justiça e de luz”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.