Na Freixianda, filhos receberam dos pais a oração do Pai Nosso

No dia 9 de maio, tiveram a Festa do Pai Nosso as 16 crianças deste 2º ano de catequese. Foi na igreja paroquial, na celebração da eucaristia.

A Festa do Pai Nosso faz parte do itinerário da educação da fé das crianças do 2º ano da catequese. Ao longo deste ano, a paróquia da Freixianda lançou a modalidade da catequese familiar para estas crianças. Foram acompanhadas, semana a semana, pelos pais, tendo um encontro mensal na paróquia com as catequistas. A experiência, ainda que incipiente, foi francamente positiva, apesar de haver sempre uma ou outra exceção.

No dia 9 de maio, tiveram a Festa do Pai Nosso as 16 crianças deste 2º ano de catequese. Foi na igreja paroquial, na celebração da eucaristia. Dadas as exigências de distanciamento social, só puderam participar as crianças, os pais e familiares mais próximos.

A celebração decorreu com a concentração indispensável mas também com ritmo e animação. Foram as crianças que apresentaram as invocações do ato penitencial e as súplicas da oração universal. Os pais fizeram as leituras. A homilia foi em diálogo vivo com as crianças. 

Chegados ao momento de rezar o Pai Nosso, as crianças foram chamadas para a zona do altar e foi daí que rezaram, em conjunto com a assembleia, a oração dos filhos de Deus, que foram aprendendo ao longo do ano.
Depois da comunhão, subiram de novo para a frente do altar, agora acompanhadas pelos pais que, sob a orientação do pároco, entregaram aos filhos o texto da oração do Pai Nosso. Foi como que a passagem de testemunho da fé  que os pais professam aos filhos, para que vivam também esta mesma fé e comunhão com o Pai do Céu, ao longo de toda a vida.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress