Marrazes: Pároco faz balanço de um ano e aponta o futuro

Criar e estudar oportunidades de encontro e reflexão, reestruturar a comunidade paroquial e pensar formas de evangelização são caminhos futuros, apontados pelo padre Rui Acácio, pároco dos Marrazes.

Após um primeiro ano de “observação e inclusão” na paróquia, o padre Rui partilhou com a comunidade, no domingo 7 de outubro, um balanço do caminho percorrido e as perspetivas delineadas no Plano Pastoral Paroquial para este novo ano pastoral.

Coadjuvado desde setembro de 2016 pelo vigário paroquial Tiago Silva, o padre Rui Acácio conclui que a comunidade cristã, com os seus sete centros de culto, tem o sentido paroquial “muito dissipado ou quase inexistente”, notando-se uma “autonomia própria nas formas de sentir e organizar a vida pastoral”. Nesse sentido, há estruturas e serviços que “precisam de ser renovados ou extintos”. “Cada um destes centros de culto tem vida própria e, por vezes, perde o sentido da comunhão”, refere o pároco.

No Plano Pastoral Paroquial do próximo ano é referida, também, “uma comunidade paroquial envelhecida, faltando respostas ao tempo atual e rostos novos”. É preciso “ir ao encontro do rosto urbano que carateriza a freguesia”, bem como fomentar o diálogo com os movimentos eclesiais e da sociedade civil e aproveitar a variedade de culturas e religiões como mais-valia. Estas são prioridades apontadas numa “paróquia periférica de Leiria e maioritariamente urbana, com forte componente social”, onde a igreja deve marcar “uma presença mais ativa”. “Move-nos a busca da verdade e da perfeição”, aponta o pároco desta “extensa área geográfica e humana”.

Quanto a calendário, logo no domingo seguinte, na igreja dos Pastorinhos de Fátima, na Quinta do Alçada, celebrou-se a festa do início da catequese. Destaca-se a peregrinação à Terra Santa, a realizar de 7 a 14 de fevereiro de 2018, a “Semana da Paróquia”, com início no domingo 27 de maio, e o “Dia da Paróquia”, a celebrar no dia 3 de junho. No que se refere à ação pastoral, o padre Rui Acácio coordena atualmente os centros de Marrazes, Pinheiros, Marinheiros e Janardo, ficando os lugares da Gândara dos Olivais, Quinta do Alçada e Quinta da Matinha ao cargo do vigário paroquial, padre Tiago Silva.

Pedro Silva (C.)

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt