Marrazes: Pároco faz balanço de um ano e aponta o futuro

http://lefa.pt/?p=5503

Criar e estudar oportunidades de encontro e reflexão, reestruturar a comunidade paroquial e pensar formas de evangelização são caminhos futuros, apontados pelo padre Rui Acácio, pároco dos Marrazes.

Após um primeiro ano de “observação e inclusão” na paróquia, o padre Rui partilhou com a comunidade, no domingo 7 de outubro, um balanço do caminho percorrido e as perspetivas delineadas no Plano Pastoral Paroquial para este novo ano pastoral.

Coadjuvado desde setembro de 2016 pelo vigário paroquial Tiago Silva, o padre Rui Acácio conclui que a comunidade cristã, com os seus sete centros de culto, tem o sentido paroquial “muito dissipado ou quase inexistente”, notando-se uma “autonomia própria nas formas de sentir e organizar a vida pastoral”. Nesse sentido, há estruturas e serviços que “precisam de ser renovados ou extintos”. “Cada um destes centros de culto tem vida própria e, por vezes, perde o sentido da comunhão”, refere o pároco.

No Plano Pastoral Paroquial do próximo ano é referida, também, “uma comunidade paroquial envelhecida, faltando respostas ao tempo atual e rostos novos”. É preciso “ir ao encontro do rosto urbano que carateriza a freguesia”, bem como fomentar o diálogo com os movimentos eclesiais e da sociedade civil e aproveitar a variedade de culturas e religiões como mais-valia. Estas são prioridades apontadas numa “paróquia periférica de Leiria e maioritariamente urbana, com forte componente social”, onde a igreja deve marcar “uma presença mais ativa”. “Move-nos a busca da verdade e da perfeição”, aponta o pároco desta “extensa área geográfica e humana”.

Quanto a calendário, logo no domingo seguinte, na igreja dos Pastorinhos de Fátima, na Quinta do Alçada, celebrou-se a festa do início da catequese. Destaca-se a peregrinação à Terra Santa, a realizar de 7 a 14 de fevereiro de 2018, a “Semana da Paróquia”, com início no domingo 27 de maio, e o “Dia da Paróquia”, a celebrar no dia 3 de junho. No que se refere à ação pastoral, o padre Rui Acácio coordena atualmente os centros de Marrazes, Pinheiros, Marinheiros e Janardo, ficando os lugares da Gândara dos Olivais, Quinta do Alçada e Quinta da Matinha ao cargo do vigário paroquial, padre Tiago Silva.

Pedro Silva (C.)

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress