No fim de semana de 8 e 9 de outubro, a paróquia da Marinha Grande viveu a Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.
Desde sexta-feira, com a Missa e procissão nas ruas à volta da igreja matriz com o empenho bem vivido e sentido dos fiéis, que muita gente foi passando pelo largo onde estavam montadas as tendas que ofereciam diversíssimas coisas, entre elas, saborosas filhoses e coscorões, bem como um serviço de refeições simples.
Mas o ponto alto foi, sem dúvida, a Missa da Festa, às 15 horas de Domingo, com a igreja completamente cheia.
E foi muito bom perceber que a igreja não estava cheia de “espectadores”, mas sim de fiéis que celebravam, pois ouviam-se bem as suas respostas às invocações do presidente da celebração, bem como as vozes nos cânticos que chegavam bem cá fora, à rua.
Nossa Senhora do Rosário com certeza que sorria no seu íntimo, agradada por tão nítida manifestação de amor deste povo da Marinha Grande pela nossa Mãe do Céu.
E essa manifestação de amor completou-se, (embora o amor nunca se esgote), com a procissão no fim da Missa, percorrendo as ruas da Marinha Grande, mormente a avenida principal da nossa cidade.
Era um mar de gente que cantava a “plenos pulmões”, dando assim um testemunho forte e verdadeiro de fé cristã, dando glória a Jesus Cristo na pessoa de sua Mãe.
E tudo concorreu para a dignidade de uma festa que se quer religiosa, que se quer da igreja, porque os grupos que foram chamados a actuar para animar a festa, não se perderam em brejeirices ou coisas de mau gosto, mas sim em animar verdadeiramente aqueles que festejavam em comunidade.
Cabe uma palavra ainda para a forte presença daqueles que, vindos de fora de Portugal para a Marinha Grande, se quiseram também fazer comunidade, mormente a comunidade brasileira, que tanto tem ajudado a paróquia num caminho juntos, em que nos vamos fazendo um só povo em Jesus Cristo.
Na cara do nosso pároco padre Patrício e do nosso Vigário Paroquial Padre Jorge, lia-se bem a alegria e contentamento por tudo o que lhes era dado ver, sem dúvida, louvando a Deus nos seus corações pela bela manifestação de fé da comunidade paroquial da Marinha Grande.
Nossa Senhora do Rosário, com certeza que, por detrás do seu sorriso, ia repetindo para rezarmos o Rosário todos os Dias e apontando para o seu Filho dizia com a sua voz maternal: «Fazei tudo o que Ele vos disser».
⚠ O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.