Manuel de Lemos defendeu em Leiria que as Misericórdias são “para servir os outros”

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, afirmou na passada quinta-feira, 29 de setembro, em Leiria, que estas instituições existem para servir os outros e não para procurar benefícios para si próprio.

Manuel de Lemos abriu o ciclo de conferências da Misericórdia de Leiria, no âmbito do ano jubilar da misericórdia proposto pelo Papa Francisco, falando sobre “A obra das Misericórdias hoje e amanhã”. Fazendo referência às origens históricas, na Itália, primeiro, e em Portugal, depois, sublinhou o espírito cristão que move à ação em favor das pessoas que precisam de ajuda. E citou as palavras do Papa Francisco às Misericórdias, no seu recente jubileu em Roma: “Vós sois artesãos da misericórdia, sois a mão de Cristo estendida aos que pedem ajuda. Tocais a carne de Cristo nos homens que sofrem”. Denunciou que as Misericórdias têm sido alvo de cobiças várias.

Em relação ao futuro, alertou para o problema da sustentabilidade, a que se deverá responder com a unidade entre todas, esforço de qualificação de serviços, gestão rigorosa e competente, reforço da ligação à Igreja e das parcerias com entidades como as universidades, as autarquias e outras. Quanto aos serviços, mencionou a necessidade de desenvolver a rede de cuidados paliativos e o aumento do apoio domiciliário com a oferta de serviços segundo as necessidades das pessoas, entre elas a segurança.

O bispo de Leiria-Fátima esteve também presente e dirigiu uma saudação a todos. D. António Marto congratulou-se com a admissão de cerca de 50 novos irmãos, que acabara de ser feita no início da sessão, e pelo ciclo de conferências. Estas, disse, podem ser ocasião de recuperar o espírito genuíno que deu início às Misericórdias: ser expressão do coração de Deus que se abre às feridas dos homens e cuida delas com múltiplas obras de amor. Formulou votos de que a Misericórdia de Leiria se expanda sempre mais na cidade e na região.

 

Próxima…

A próxima conferência, no auditório da Santa Casa de Leiria, é já esta quinta-feira, dia 6, às 21h00, com o jornalista António Marujo a desenvolver o tema “Um hospital de campanha: a Igreja sonhada pelo Papa Francisco”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.