O Movimento da Legião de Maria na diocese de Leiria-Fátima promoveu, no passado dia 6 de setembro, uma peregrinação ao santuário de Nossa Senhora das Preces, templo dos séculos XVIII a XIX, na freguesia de Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital, na diocese de Coimbra.
“Com o coração cheio de Maria”, como relata uma legionária, um autocarro de Leiria e outro de Monte Redondo levaram o grupo até ao destino, entre a oração do Terço e o ensaio dos cânticos para a Missa que celebramram à chegada. O texto da Anunciação serviu de mote à oração “para que Nossa Senhora ajudasse o Papa Francisco a concretizar todas as solicitações que tem feito ao mundo”.
Após o almoço, seguiu-se a visita guiada ao Santuário e à arte sacra que o adorna, entre a qual uma imagem de Nossa Senhora de Fátima oferecida há 80 anos. Não menos imponente é a verdejante arborização em redor do templo, onde se encontram um coreto, um lago e “chafariz monumental”, a gruta do Presépio, as capelas da Paixão de Cristo, a Albergaria e alguns edifícios anexos.
Como refere a nota enviada ao PRESENTE, “o mais importante da nossa peregrinação foi o espírito comum de partilha e de unidade na oração”, um espírito que parece ter contagiado até o mais pequeno legionário peregrino, com apenas um ano de idade.