Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro do movimento da Legião de Maria, os legionários consagram-se todos os anos individual e colectivamente a Nossa Senhora, no dia 25 de março ou nas proximidades desta data, numa cerimónia que tem o nome de Ácies.
Este vocábulo latino, que significa um exército em ordem de batalha, designa com razão a cerimónia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra as hostes do mal.
A Ácies é a grande solenidade do ano, a festa central da Legião, que teve lugar na igreja dos Barreiros, no passado dia 2 de abril, presidida pelo padre Isidro Alberto, pároco de Amor e de Regueira de Pontes. O sacerdote falou da sua experiência no acompanhamento ao Movimento em anos distantes e do seu carisma. Em consonância com o Evangelho do dia, lembrou que “o Espírito Santo é a luz que nos anima a viver como filhos de Deus em Maria e, com Maria, dá-nos a força para sairmos das rotinas que nos amarram na penumbra dos túmulos”. Os devotos de Nossa Senhora “notam-se bem, são mais pertença de Cristo e dão testemunho de amor eterno ao anunciar a ressurreição e a vida”, afirmou.
Estiveram representadas todas as paróquias onde o Movimento trabalha em unidade com o seu pároco. Após a homilia, todos pronunciaram a fórmula da consagração: “Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence”.
Salientando o grande acontecimento que é, este ano, o Centenário das Aparições de Fátima, o padre Isidro sublinhou, no final, a campanha nacional de terços do Rosário, a exortação de São João Paulo II e do Papa Francisco para a importância desta devoção a Maria e o quanto Maria representa no plano de salvação.
Depois da celebração, reconfortados com “A Alegria do Evangelho”, seguiu-se um convívio e partilha de lanche entre todos.