Legião de Maria fez Festa da Ácies em Amor

Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro do movimento da Legião de Maria, os legionários consagram-se todos os anos individual e colectivamente a Nossa Senhora, no dia 25 de março ou nas proximidades desta data, numa cerimónia que tem o nome de Ácies.

Este vocábulo latino, que significa um exército em ordem de batalha, designa com razão a cerimónia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra as hostes do mal.

A Ácies é a grande solenidade do ano, a festa central da Legião, que teve lugar na igreja dos Barreiros, no passado dia 2 de abril, presidida pelo padre Isidro Alberto, pároco de Amor e de Regueira de Pontes. O sacerdote falou da sua experiência no acompanhamento ao Movimento em anos distantes e do seu carisma. Em consonância com o Evangelho do dia, lembrou que “o Espírito Santo é a luz que nos anima a viver como filhos de Deus em Maria e, com Maria, dá-nos a força para sairmos das rotinas que nos amarram na penumbra dos túmulos”. Os devotos de Nossa Senhora “notam-se bem, são mais pertença de Cristo e dão testemunho de amor eterno ao anunciar a ressurreição e a vida”, afirmou.

Estiveram representadas todas as paróquias onde o Movimento trabalha em unidade com o seu pároco. Após a homilia, todos pronunciaram a fórmula da consagração: “Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence”.

Salientando o grande acontecimento que é, este ano, o Centenário das Aparições de Fátima, o padre Isidro sublinhou, no final, a campanha nacional de terços do Rosário, a exortação de São João Paulo II e do Papa Francisco para a importância desta devoção a Maria e o quanto Maria representa no plano de salvação.

Depois da celebração, reconfortados com “A Alegria do Evangelho”, seguiu-se um convívio e partilha de lanche entre todos.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.