Lectio divina para o 30º Domingo do Tempo Comum (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Padre Pedro Viva
Vozes: Fernanda Lorga Sousa, Joaquim Pedro Sousa e Nelson Matias

A Luz que ilumina a partir de dentro

Introdução

O relato evangélico deste domingo narra-nos o chamamento, o encontro e a cura do cego Bartimeu, por parte de Jesus. Além da limitação física, na cultura judaica, a cegueira tinha associada a si uma conotação espiritual: era encarada como castigo de Deus por algum pecado cometido. Ser-se curado da cegueira era uma graça extraordinária de Deus, pois o miraculado já não estaria impedido de ver o Messias, caso Ele viesse no tempo da sua vida. Bartimeu é o símbolo de quantos não se acomodam e procuram, dos que encontraram e abraçaram a fé vivendo agora da luz que brota da Páscoa de Jesus. 

Palavra de Deus (Mc 10, 46-52)

Vamos escutar uma passagem do Evangelho segundo S. Marcos

“Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, filho de David, tem piedade de mim.» Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim.» Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te que Ele está a chamar-te.» O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?» O cego respondeu-lhe: «Que eu veja.» Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou.» Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.

Meditação

– Estar privado de ver é uma grande limitação. E quando essa limitação não é apenas física, mas sobretudo espiritual, mais se adensam as trevas. O que predomina na minha vida: a luz ou as trevas?

– O cego Bartimeu é o símbolo de quantos não se resignam à sua situação presente, não perdem a esperança e, como ele, gritam a Deus para que tenha piedade. Revejo-me na atitude deste homem?

Para corresponder ao chamamento de Jesus a uma vida melhor, é necessário confiar e abandonar a capa, símbolo da antiga condição, para se revestir do homem novo, essa veste que recebemos no dia do nosso Baptismo. Que preciso de deixar para ir ao encontro de Jesus?

Jesus é a luz que brilha nas trevas e veio para ser a luz do mundo. Ele ilumina os nossos caminhos. Com a luz da fé, aproximamo-nos da Eucaristia e podemos reconhecer Jesus vivo presente na celebração comunitária de vários modos: nos irmãos reunidos, no ministro, na Palavra, no Pão consagrado… O encontro com Jesus na Eucaristia dominical dá-me força e amor para fazer boas obras que dão testemunho da luz com que que nos ilumina e guia?

«Que queres que Eu te faça? Mestre, que eu veja.» 

Saber o que se quer é importante. Ajuda a tomar consciência do pedido. Mais do que informar Deus do que precisamos – Ele bem o sabe – a oração/diálogo com Deus aclara, ilumina os nossos sonhos e necessidades e faz-nos perceber que caminhos o Senhor nos leva a percorrer. 

Oração

Na confiança de filhos, rezemos como Jesus, Luz do mundo, nos ensinou: 

Pai-nosso…

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

plugins premium WordPress