Juventude de Leiria-Fátima “faz missão” para a Jornada Mundial da Juventude

Estes jovens missionários JMJ vestiram a t-shirt da JMJ Lisboa 2023, como um atleta que veste a camisola da sua equipa para entrar em pista, até à meta. Com a camisola vestida, fizeram missão na sua comunidade e partilharam a experiência nas redes sociais.

Neste fim de semana os jovens portugueses foram desafiados a vestir a camisola e os valores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): serem jovens missionários, levando Jesus aos outros, inspirados por Maria que se levantou e partiu apressadamente(cf Lc 1, 39)

Alguns grupos da diocese de Leiria-Fátima aceitaram o desafio como missionários nas suas paróquias e assim deram o primeiro passo para esta grande caminhada até Lisboa 2023 que desejamos que muitos outros jovens em muitas outras paróquias da diocese também venham a trilhar.

A história conta-se em 3 verbos: veste, faz e partilha. Estes jovens missionários JMJ vestiram a t-shirt da JMJ Lisboa 2023, como um atleta que veste a camisola da sua equipa para entrar em pista, até à meta. Com a camisola vestida, fizeram missão na sua comunidade e partilharam a experiência nas redes sociais.

Sabemos que as restrições impostas pela pandemia e o mau tempo impediram que mais jovens tivessem embarcado nesta aventura. Alguns partilharam fotos das suas missões e deixaram o seu testemunho.

Testemunhos na primeira pessoa

Grupo de Jovens de Sta Catarina (paróquia da Azoia):

Faz Missão! Desafiados a “vestir a camisola” e assumir este compromisso de ser jovem JMJ, que assume que é cristão que é amado por Jesus e que não fica no sofá a ver a comunidade a precisar de ajuda. O GJSC levantou-se e foi ajudar uma senhora idosa da paróquia, que tem algumas limitações físicas, a arrumar e limpar-lhe a casa. Uma experiência nem sempre fácil, que mexe connosco, que nos tira da nossa zona de conforto, que nos questiona, mas que nos fez ver e sentir o quanto podemos fazer a diferença na vida de alguém. Não podemos deixar de agradecer à D. Alcinda, que para além da ajuda que nos deu, foi também para nós um grande exemplo deste cristão atento ao próximo. “Pelo Baptismo, também vós, Jovens, sois membros vivos da Igreja e, juntos, temos a missão de levar o evangelho a todos” (Papa Francisco)

Os Serafins (paróquia de Porto de Mós):

Iniciamos a caminhada rumo à JMJ2023: Vestimos a camisola (não a da JMJ), fizemos missão e partilhamos. Se quiseres e puderes contribui para a campanha do Banco Alimentar. Há muita gente a precisar.

Paróquia das Colmeias:

HOJE FOI DIA DE MISSÃO. Os grupos Say Yes das Colmeias e da Igreja Velha vestiram as t-shirts da JMJ e juntarem-se aos jovens de todo o país no pontapé de saída rumo à Jornada Mundial da Juventude. Os 6 Tugas a Caminho da JMJ23 e os Dozyes, da Igreja Velha, recolheram alimentos para o Banco Alimentar. Os Jovens Caminhantes para Jesus, das Colmeias, construíram o presépio do interior da igreja e escreveram postais para os utentes do lar.

Paróquia da Azoia:

Gostei porque fiz algo pela minha paróquia e pelas pessoas que gostam de rezar a Nossa Senhora naquele nicho. Uma pessoa faz a diferença e todos deviam tentar.

Vânia e Francisco (paróquia da Maceira):

No passado fim de semana, aceitámos o desafio proposto pelo comité da JMJ Lisboa 2023 e fizemos Missão! Vestimos a t-shirt e levámos alegria, esperança e fé a todos os que se cruzaram connosco! Vestir a t-shirt da JMJ é uma grande alegria e emoção, e esta tem um sentimento ainda mais especial, por as jornadas irem decorrer no nosso país. No tempo de pandemia que vivemos, levar esperança, alegria e fé a todos é fundamental e cá estaremos, enquanto jovens felizes em Cristo, para testemunhar a Sua presença, mesmo nos momentos mais difíceis. Cristo Vive!!! 

Paróquias das Colmeias e da Memória:

Neste dia em que começa o Advento, a JMJ Lisboa 2023 põe os jovens em movimento!

O grupos de jovens GJIVA+, ao qual se aliou o grupo J3PC, decidiu ajudar o Banco Alimentar e organizou uma recolha de alimentos local. Ao mesmo tempo, a Loja Social da Conferência S. Vicente de Paulo S Miguel – Colmeias abriu-lhes a porta para algumas limpezas e arrumação. 

Grupo de Jovens Sta Catarina (paróquia da Azoia):

Ao terminar este fim-de-semana, em que vivemos o grande desafio FAZ MISSAO, fica o testemunho de que vestir a camisola significa acreditar, não baixar braços, contornar obstáculos e seguir caminho. Impedidos de se juntarem ao resto do grupo, dado o conjunto de restrições que vivemos, os que tiveram que ficar confinados não quiseram ficar parados e à distância de uns clicks, colocaram mãos à obra e criatividade a funcionar, e fizeram algumas mensagens de Natal, que irão chegar à nossa paróquia muito em breve.

Grupo do 10º ano da Barosa

Paróquia do Souto da Carpalhosa

Galeria
https://bit.ly/2Jzh1Sp

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.