Jovens da Azoia, Barosa e Parceiros passam o ano em voluntariado

Estes jovens aceitaram passar o ano em voluntariado na Casa de Saúde de S. João de Deus, no Telhal (Sintra). Prescindiram de uma passagem de ano com os amigos ou com a família para proporcionarem aos doentes e deficientes mentais que vivem naquela casa uma festa de Ano Novo mais animada.

Um grupo de 20 jovens das paróquias da Azoia, da Barosa e dos Parceiros voltaram, pelo quinto ano consecutivo, a viver o fim de ano de forma diferente, encontrando Jesus em pessoas “diferentes”.

Estes jovens aceitaram passar o ano em voluntariado na Casa de Saúde de S. João de Deus, no Telhal (Sintra). Prescindiram de uma passagem de ano com os amigos ou com a família para proporcionarem aos doentes e deficientes mentais que vivem naquela casa uma festa de Ano Novo mais animada. Alguns destes jovens já vêem “o Telhal” como família, que visitam anualmente nesta altura do ano.

Aqui fica a partilha da experiência feita por alguns jovens:

O meu primeiro ano no Telhal…

Confesso que ia com as expectativas muito altas pois todos os meus amigos falavam super bem mas quando fomos visitar as unidades fiquei assustada pois é uma realidade completamente diferente…

Mas tudo mudou quando comecei a conviver com as pessoas, a minha ideia daquele lugar mudou completamente e para quem queria voltar para casa mal lá chegou, no final só queria ficar lá! As pessoas são amáveis, queridas e diferentes… Diferentes pois são felizes com um abraço, um beijinho, um sorriso… Coisas simples que nós nem damos valor. Eles receberam-nos de braços abertos e nós demos um abraço forte!

Também fui acompanhada de um grupo fantástico e no final deste ano estamos lá novamente se Deus quiser! Cláudia Ferreira

Sobre o voluntário que fiz no Telhal…

Já é a minha segunda vez e a cada ano sinto-me mais feliz e integrado. Fiz amizades com utentes que nunca esquecerei! Cada utente tem a sua história e eu perco horas a ouvir cada uma delas pois são todas muito interessantes… Mas os motivos porque gosto de lá ir é ver o olhar de felicidade dos utentes ao verem os voluntários e sentir que lá ajudo quem necessita apesar de fazer coisas simples como irmos passear, jogarmos à bola, levá-los à missa e servir-lhes a comida, o que para eles tem um grande valor. 

Quero agradecer do fundo do coração por me terem convidado novamente e espero que haja uma próxima pois é sempre um prazer ir visitar a minha segunda família! 

E claro agradeço aos meus amigos que foram comigo pois todos juntos fizemos com que fosse uma semana inesquecível! Miguel Almeida

O Telhal

Este sítio maravilhoso onde aprendemos a ajudar, aprendemos a ser melhor com os outros mas principalmente connosco próprios. O sítio onde nos sentimos acolhidos e mimados. Um sítio de amor, paz e conforto.

Um sítio que, por mais vezes que visitemos, tem sempre um sabor diferente e um cantinho onde sei que serei mais feliz.

Este foi o meu segundo ano, e digo com toda a certeza que foi único. Se adorei a experiência na primeira vez, então posso dizer que amei na segunda. Cada história de cada utente, cada abraço caloroso, cada mimo e até mesmo a baba deles, tudo vale a pena no Telhal, porque lá, mais que em qualquer lugar sentimo-nos amados e acolhidos pela humildade de cada um que nos faz querer ser mais humildes e honestos a cada dia. Anabela Ferreira

Telhal… 

um sito magico onde aprendemos a abrir mentes e corações para acolhermos aqueles que mais precisam… onde aprendemos a valorizar as coisas pequenas como um sorriso, um abraço ou um beijo… onde aprendemos a valorizar o conforto que temos da nossa família e em que nos transformamos, durante uns dias, parte da família deles… vivemos com eles, sorrimos com eles e amamo-los a eles como se fossem a nossa família de sangue… é uma experiência que recomendo a todas as pessoas, para que aprendam a desligar-se das coisas superficiais e dar valor ao que realmente importa, nomeadamente o dom da vida. Iasmina Sacoor

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.