Jornal “Notícias da Caranguejeira” faz 30 anos

Ao longo deste ano contamos promover diversas iniciativas de cariz cultural, formativo, de entretenimento e convívio, sempre visando a comemoração do aniversário e a promoção do próprio jornal. Contamos com todos os caranguejeirenses, os residentes e os que nos seguem um pouco por todo o mundo.

O padre António Ferreira Júnior era um homem de sonhos. Ou, como já muitos disseram, e repetiram aquando da justa homenagem que a paróquia lhe fez a 6 de julho de 2019, o padre António Ferreira Júnior era um visionário. Por isso lançou a ideia na missa dominical do dia 7 de maior de 1989, Dia Mundial das Comunicações Sociais. “O desafio foi imediatamente aceite por este grupo de jovens, que, dias depois bateram à porta do Cartório Paroquial, e disseram-me que podia contar com eles para pôr em marcha o projecto”, conta o padre António no Editorial da edição nº1 do Notícias da Caranguejeira (NC).

Três décadas a contar e a registar a história da Caranguejeira

Em janeiro de 1990 era editada e publicada a primeira edição do NC. Ao longo de três décadas o NC procurou manter-se fiel ao desejo do seu fundador, tendo “carácter informativo e instrutivo”, seguindo “uma orientação cristã”, promovendo “a moralização dos costumes da sociedade”, a “revitalização dos valores cristãos”, o “desenvolvimento da freguesia”, e dedicando “atenção especial à juventude e à 3ª idade”. 

Como tudo na vida, teve momentos altos e baixos. Mas nunca deixou de ser a voz da freguesia da Caranguejeira, um meio informativo e formativo, um promotor de cultura, um defensor das tradições, da moral cristã e dos valores humanos, um elo de ligação entre todos os caranguejeirenses residentes ou na diáspora. Por outro lado, o NC assumiu desde sempre a sua missão de ‘contador’ da história dos caranguejeirenses. Ele é, por isso, um registo e testemunho único, valioso e perene da história da Caranguejeira.

Um tesouro valioso a acarinhar por todos

Por tudo isto, o ‘nosso jornal’ é um tesouro que deve ser acarinhado e apoiado por todos os caranguejeirenses. Neste ano de aniversário queremos renovar o desafio lançado em 1999 pelo Pe António, para que todos os caranguejeirenses se interessem pelo seu jornal, colaborem enviando sugestões, notícias, “dando-o a conhecer aos seus amigos, angariando assinaturas”.

Dia de aniversário juntou colectividades e instituições da freguesia

Em dia de aniversário o NC juntou representantes de todas as associações e instituições culturais, desportivas, educativas e de solidariedade social da freguesia. Recordaram-se a fundação, os objetivos, a missão do Notícias Da Caranguejeira, a relação com as coletividades, e partilharam-se ideias acerca do futuro do jornal.

Foi um encontro muito agradável, durante o qual se trocaram também ideias de como festejar os 30 anos do NC. O encontro concluiu da melhor forma, cantando-se os parabéns, partilhando um belo e saboroso bolo, e brindando ao futuro do Notícias da Caranguejeira.

Iniciativas marcarão ano de aniversário

Ao longo deste ano contamos promover diversas iniciativas de cariz cultural, formativo, de entretenimento e convívio, sempre visando a comemoração do aniversário e a promoção do próprio jornal. Contamos com todos os caranguejeirenses, os residentes e os que nos seguem um pouco por todo o mundo.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.