Jornal “Luz da Serra” comemora 40 anos

O jornal “Luz da Serra”, propriedade da paróquia de Santa Catarina da Serra e atualmente editado pela associação local ForSerra, foi fundado em janeiro de 1974. Estes 40 anos de edição serão assinalados de forma festiva no fim de semana de 8 e 9 de fevereiro.

O programa começa na noite de sábado com a Eucaristia, às 20h30, seguida de um teatro comemorativo. No domingo haverá almoço de confraternização, no salão paroquial, a que se seguirá uma tarde de animação, música e exposição temática.

Sobre a fundação do jornal, o atual diretor, padre Mário Verdasca, recorda que foi “fruto da vontade de toda a comunidade paroquial e de um esforço acrescido do padre Faria e de mais algumas pessoas”. Desde o seu início, tem chegado “à mão de todos os que moravam na área da paróquia ou que, sendo filhos desta terra, moravam no estrangeiro, que eram muitos, e ainda aos queridos filhos das mães e pais serranos desta serra que é a nossa, se encontravam a prestar serviço militar nas ex-colónias”.

Num texto publicado na última edição daquele mensário, o pároco de Santa Catarina da Serra sublinha a sua gratidão a todos os que, de diversas formas e ao longo destes anos, “deram a este pequeno grande jornal um pouco de si”. Bem como “ao Bom Deus por ter dado tanta generosidade e espírito de serviço aos que têm desempenhado a missão de sustentar e fazer crescer este jornal que é nosso e para nós”.

Referindo o seu compromisso de levar por diante e fazer crescer este projeto, o padre Mário resume assim a sua apreciação ao “Luz da Serra”: “O carinho com que falam do nosso jornal as pessoas mais velhas que recordam notícias, campanhas e humor, é espantoso. O entusiasmo que já encontrei em alguns jovens é a garantia de que esta obra, que também é de Deus, vai continuar. Formar e informar, corrigir e amar são o grande bastião que vem do passado e nós queremos, nesta data, apontar objetivos reais, mas também munidos da ambição necessária para quem deseja cumprir a vontade de Deus. O nosso jornal já cresceu muito no sentido de ser a voz da comunidade e a pedra de toque para o progresso humano e cristão destas gentes da serra, mas ainda há muito por fazer e a fazer”.

Nessa linha, termina com o convite à comunidade residente e emigrante a celebrar esta data “com pompa e circunstância, unidos pela amizade e fé que a luz da serra sempre levou ou trouxe para nós”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.