A manhã do dia 19 de outubro foi muito especial para a paróquia da ribeira do Fárrio, pois deu-se início à catequese num ambiente de festa e de grande alegria. Assim, os meninos e meninas foram acolhidos por Jesus que, com os seus braços bem abertos, recebeu aqueles que avançaram uma etapa na grande aventura que é conhecê-l’O cada vez mais e melhor, mas também aqueles que vieram à catequese pela primeira vez.
Para este momento de acolhimento, foi criado um caminho com algumas flores para que, nesta simplicidade, os meninos e meninas imaginassem que percorriam um grande jardim florido onde, domingo após domingo, irão descobrir novas e maravilhosas flores das quais não vão querer separar-se, tal como acontece ao amor de Jesus por nós. A partir do momento em que O conhecemos, nada nos pode separar d’Ele.
Aquando da Profissão de Fé – Credo -, os catequistas foram apresentados e fizeram o seu compromisso, tal como os pais, as crianças e toda a assembleia, pois anunciar Jesus e a sua Palavra é missão de todos e para todos. E que bonito foi comprometerem-se no Dia Mundial das Missões!
A celebração terminou com um gesto para os mais pequenos: a oferta de um vaso com um amor-perfeito. Jesus será um amigo muito especial e sempre presente, que nos abraça carinhosamente como o pai e como a mãe: nos momentos de alegria, quando estão tristes, quando brincam, quando rezam e até mesmo quando fazem as suas birrinhas ou coisas menos boas. Ele nunca deixa de amar e, por isso, o seu amor é um amor-perfeito.
As crianças foram, então, desafiadas a levar o seu amor-perfeito para casa, comprometendo-se a cuidar dele e, quando o olharem, vão lembrar-se deste dia de tamanha alegria, assim como vão recordar-se do amor de Jesus, o Amor-Perfeito.
Rita Costa