Imagem de Nossa Senhora de Fátima oferecida ao Santuário de Aparecida (Brasil)

A imagem, semelhante à que é venerada na Capelinha das Aparições, foi hoje (16.05.2014) levada pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, para ser entregue ao Santuário de Aparecida, na pessoa de D. Raymundo Damasceno, cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

“A expetativa para a chegada da Imagem de Nossa Senhora de Fátima a Aparecida é grande. Santuário, Arquidiocese de Aparecida e moradores do município mobilizam-se para que o momento seja de profunda espiritualidade a todos aqueles que acompanharem este momento histórico”. É desta forma que a assessoria de comunicação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida descreve como está a ser aguardada a imagem de Fátima.

No sábado, dia 17 de maio, “a imagem será o centro de um cortejo em carro do corpo de bombeiros, iniciando-se às 17h00, junto à Igreja de São Benedito, e subindo, na contramão, a Rua Monte Carmelo até a Praça Nossa Senhora Aparecida. Ali, às 17h30, haverá a receção oficial da imagem, por D. Raymundo Damasceno”, informa a mesma fonte.

Recordamos que esta será a primeira iniciativa conjunta entre os dois santuários marianos que celebram jubileus em 2017: Fátima celebrará o centenário das Aparições de Nossa Senhora e Aparecida o tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba. “D. António Marto e o cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, concordaram em assumir algumas ações conjuntas, que assinalem e exprimam a ligação dos dois santuários nesta importante ocasião”, explica o reitor do Santuário de Fátima, recordando ainda que “tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, como também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora” foi sentido “o dever celebrar também conjuntamente tão significativos jubileus”.

A programação divulgada pelo Santuário de Nossa da Conceição de Aparecida para esta primeira celebração jubilar é a seguinte:

17 de maio

17h30 –  Receção da imagem em frente da Matriz Basílica

18h00 – Recitação do Terço

19h00 – Procissão luminosa pela Passarela da Fé trazendo a imagem até ao Santuário

20h00 – Eucaristia: Acolhimento da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de D. Raymundo Damasceno Assis e presença de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e de outros concelebrantes (Transmissão pela TV Aparecida)

22h00 – Recitação do Terço, acolhendo a imagem de Nossa Senhora de Fátima (Transmissão pela TV Aparecida)

18 de maio

07h30 – Eucaristia: Entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de D. António Marto e presença de D. Raymundo Damasceno e de outros concelebrantes. 

08h30 – Trasladação da imagem de Nossa Senhora de Fátima para o monumento a ela dedicado. (Transmissão pelas TV Aparecida, TV Canção Nova – também para Portugal, e TV Cultura de São Paulo)

LMFerraz, Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima

LeopolDina Simões, Centro de Comunicação Social do Santuário de Fátima

Flávia Reis Gabriela, Comunicação Institucional do Santuário de Aparecida

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.