A comunidade da Gândara dos Olivais, na paróquia dos Marrazes, está a celebrar ao longo deste ano o tricentenário da construção da sua igreja.
Um dos momentos altos foi a festa em honra da Padroeira, Nossa Senhora dos Milagres, no passado fim de semana, e a sessão solene que a antecedeu, no dia 17 de setembro, com a presença do Bispo diocesano, D. António Marto, do pároco dos Marrazes, padre Augusto Gonçalves, do presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, da presidente da União de Freguesias dos Marrazes e da Barosa, Isabel Afonso, entre outros convidados e muitos populares. Nesta sessão foram homenageadas a Associação dos Bombeiros Voluntários de Leiria, a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira e a atleta Irina Rodrigues, pelo contributo que têm dado para a valorização da sua terra. Foi ainda inaugurada a Sala Museu D. João Venâncio, onde estão expostos diversos artigos religiosos retirados do espólio da igreja aquando da sua ampliação.
Quanto à festa, muito participada foi também a Missa de sábado, seguida de procissão de velas com o andor da Padroeira, sendo o ponto alto a Missa dominical do dia 21, presidida pelo padre Vítor Melícias, seguida de procissão com os andores de todos os santos da igreja e muitos andores com as oferendas dos fiéis.
Ainda no âmbito da comemoração dos 300 anos daquela igreja, serão promovidas até ao final do ano mais algumas iniciativas religiosas e culturais, cujo principal objetivo é a promoção da fraternidade na comunidade.