O grupo missionário diocesano vai promover um festival de sopas no Casal dos Bernardos, dia 22 de setembro. Uma apresentação mais “formal” será no Seminário de Leiria, dia 27.
Aproveitando a estadia em férias do padre Vítor Mira, que tem estado a orientar a linha da frente da missão no Sumbe, o grupo missionário diocesano Ondjoyetu vai promover um encontro de sensibilização e convívio, no salão paroquial do Casal dos Bernardos, no próximo dia 22 de setembro. Motivo acrescido de interesse será, ainda, a presença de Teresa Augusto, jovem natural do Gungo que integra a mesma equipa em Angola e que veio conhecer a diocese de Leiria-Fátima.
Com o lema “Sopas Missionárias”, a iniciativa começará às 11h00 com a Missa, seguindo-se o almoço com um festival de sopas. Está prevista a atuação do Rancho Etnográfico do Casal dos Bernardos, pelas 15h00. O custo será de cinco euros por adulto e três euros por criança dos 5 aos 10 anos de idade, incluindo sopas, bebida, pão e café.
Segundo o padre David Nogueira, que coordena atualmente o grupo na Diocese, pretende-se que seja “um encontro de testemunho e partilha”, tendo sido escolhida esta paróquia “porque o padre Vítor Mira foi ali pároco durante algum tempo e também por aí residirem alguns elementos que participam nas atividades do grupo Ondjoyetu, quer em Portugal quer em Angola”.
Apresentação do grupo em Leiria
Um encontro menos informal de apresentação do grupo está agendado para o dia 27 de setembro, sexta-feira, às 21h00, no Seminário Diocesano de Leiria. Aí “será possível conhecer a história, objetivos, caminhada e formas de pertença, para que quem inicia o seu contacto, ou o quer aprofundar, possa depois fazer a opção pelo modo como pretende ligar-se a este dinamismo diocesano”, explica o padre David.
No fundo, é a resposta às “muitas solicitações de diversas pessoas, no sentido de conhecerem e até integrarem o Grupo Missionário Ondjoyetu”, através de um espaço de partilha em que é o próprio grupo a “dar o primeiro passo de aproximação”.
A sessão será aberta a todos os interessados e “não obrigará a qualquer vínculo com o Ondjoyetu”, refere o coordenador, indicando como mais-valia deste encontro a presença do padre Vitor Mira e da Teresa Augusto, ambos vindos da “linha da frente” da missão no Sumbe, de onde poderão partilhar as suas experiências mais recentes.
Mais informação sobre o grupo poderão ser seguidas em www.ondjoyetu.blogspot.com, www.ondjoyetu.com ou www.facebook.com/ondjoyetu , ou pedidas pelos telefones 926031382 ou 244104111.