Promovida e organizada pelos naturais da freguesia da Freixianda que, neste ano de 2019, perfazem 35 e 45 anos de idade, decorreu, nos dias 24 e 25 de agosto, a festa em honra do Sagrado Coração de Jesus, ainda designada por muitos como “festa grande”.
E, de facto, não é exagero dizer que foi uma festa grandiosa. Só o facto de ter mobilizado a paróquia, congregando-a para estar unida na celebração da fé, no convívio e na animação, já justifica, por si, o epíteto. O programa foi também ele mobilizador.
Destaque, em primeiro lugar, para as celebrações litúrgicas bem vividas e participadas, com o contributo do organista, grupo coral, acólitos e leitores. Também a procissão trouxe esplendor à festa: guião, bandeira paroquial, andor de bolos, cruz e lanternas, o povo, as imagens de Nossa Senhora de Fátima e do Sagrado Coração de Jesus, o pálio com o Santo Lenho e a filarmónica, constituiram o elenco que desfilou pelas ruas da vila. Foi gratificante ver como alguns moradores engalaram janelas e fachadas das suas casas para acolher a procissão.
Destaque agora para a cerimónia da entrega da bandeira aos festeiros de 2020. Foi no final da procissão, novamente dentro da igreja, com a filarmónica a dar um tom solene ao ato. Usou da palavra o pároco para agradecer aos festeiros de 2019 todo o seu trabalho, dedicação e generosidade, e para manifestar a sua confiança ao grupo que agora recebeu a bandeira, responsabilizando-se pela organização das festas do próximo ano. Foi um momento solene e vivido com alguma emoção.
Destaque finalmente para o programa de animação e lazer que proporcionou a todos momentos de convívio e confraternização animados. O salão das festas e o adro, decorados a rigor, acolheram inúmeros comensais no restaurante e no bar; crianças e adultos a tentar a sorte na quermesse; jovens e menos jovens no bailarico do sábado animado pelo grupo Manuel Brás; gente mais pacata para admirar as danças e cantares do rancho folclórico; e uma multidão de gente para apreciar os dotes da cantora Micaela, a principal atração da noite de domingo, com o conhecido grupo PA3 a dar apoio e a animar antes e depois do espetáculo da artista.
Na conclusão deste apontamento, é da mais elementar justiça enaltecer o trabalho da comissão de festas, a dedicação de quem fez o peditório nos lugares e organizou andor, e a generosidade de todos os que contribuíram com as suas ofertas. Um grande bem hajam!