Freixianda: pais entregam o Pai Nosso aos filhos

No dia 13 de dezembro, as crianças que agora já frequentam o 3º ano da catequese da paróquia da Freixianda, tiveram a sua festa do Pai Nosso, uma festa que era para ter acontecido em maio.

No dia 13 de dezembro, as crianças que agora já frequentam o 3º ano da catequese da paróquia da Freixianda, tiveram a sua festa do Pai Nosso, uma festa que era para ter acontecido em maio mas que não se realizou nessa data, por causa da crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavirus. Apesar das limitações de espaço a que estamos sujeitos, foi possível integrar a festa na celebração da eucaristia dominical.

As crianças entraram na igreja em cortejo litúrgico. Foram elas que apresentaram as súplicas do ato penitencial e da oração universal. As leituras foram proclamadas pelos pais. No momento do Pai Nosso, as crianças subiram para os degraus em frente do altar e foi daí que rezaram, em conjunto com a assembleia, a oração dos filhos de Deus.
Depois da comunhão, pais e filhos subiram de novo para o mesmo espaço e foi aí que se procedeu ao ato de entrega da oração do Pai Nosso. Cada pai entregou ao seu filho o texto com a oração que Jesus ensinou. Foi um gesto simples mas significativo, porque expressão da fé que se herda e se transmite, a fé em Deus como Pai, que os pais receberam daqueles que agora são avós dos seus filhos e que eles, agora como pais, querem também legar aos seus filhos.
Toda a celebração decorreu com sobriedade, no contexto da crise que atravessamos, o que não impediu que fosse um celebração digna e festiva. Crianças, catequistas e pais, estiveram à altura da sua função e missão. Todos estão de parabéns.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.