O dia 31 de julho foi especialmente festivo para a comunidade cristã da localidade da Perucha, na paróquia da Freixianda.
Por ocasião da festa em honra da Padroeira, Nossa Senhora da Piedade, “procedeu-se à dedicação do novo altar e à bênção do novo ambão e da nova presidência, mobiliário litúrgico adequado ao espaço, da autoria do arquiteto Humberto Dias, cujo projeto mereceu a aprovação dos vários departamentos diocesanos e do próprio bispo”, conta o jornal A Voz da Freixianda.
Presidiu à celebração o padre Sérgio Henriques, natural desta paróquia, e concelebrou o pároco, padre Joaquim Baptista. Na homilia, o presidente da celebração “destacou a importância do momento e ajudou os fiéis a perceber que o altar representa o próprio Jesus Cristo, pedra angular do edifício espiritual que é a Igreja; é no altar que se renova e atualiza, através da celebração eucarística, o sacrifício da redenção, a entrega que Jesus fez da sua vida ao Pai por toda a humanidade”.
O padre Sérgio “explicou ainda a ideia que presidiu à concepção e construção deste altar, com elementos de pedra raiada com veios avermelhados e outros de madeira de cor escura, ambos em forma de ‘L’, simbolizando a pedra o corpo de Cristo com as chagas da paixão, e a madeira a mãe de Jesus que O acolhe morto no regaço e O dá vivo aos homens. É por isso que numa das pedras laterais do altar, a cruz está vazia. O Jesus da cruz é agora o Cristo ressuscitado”.