Freixianda: famílias acolheram Festa da Profissão de Fé

Depois da comunhão, o pároco entregou a cada criança o texto do Credo, que sintetiza os conteúdos essenciais da fé cristã.

No dia 30 de maio, 27 crianças do 6º e 7º ano da catequese, algumas a entrar já na adolescência, fizeram a sua profissão solene de fé, na igreja paroquial da Freixianda, numa celebração específica em que só puderam participar os pais e familiares mais próximos. As crianças entraram na igreja em cortejo litúrgico trazendo consigo a vela do batismo que tinham acendido no círio pascal.

Celebrava-se a solenidade da Santíssima Trindade, com as leituras e orações próprias deste dia. Depois das leituras, proclamadas por duas crianças, do salmo responsorial  entoado por outra criança, e da reflexão orientada pelo pároco, as crianças subiram para os degraus em frente do altar e, voltadas para a assembleia, com a vela do batismo acesa, proclamaram solenemente a fé da Igreja, que assumem como sua. Deste modo, declararam que é sua escolha e decisão viver como cristãos, na Igreja Católica, ao longo de toda a vida. Foi um momento solene, direi mesmo, de alguma emoção.

A celebração prosseguiu com a oração universal, cujas intenções foram apresentadas pelas crianças. Antes da comunhão, duas crianças, em nome de todas, manifestaram o seu propósito de participar de modo habitual na eucaristia dominical e de comungar Jesus com assiduidade.

Depois da comunhão, o pároco entregou a cada criança o texto do Credo, que sintetiza os conteúdos essenciais da fé cristã. Em seguida, as crianças consagraram-se a Maria, invocando a sua intercessão para serem sempre fiéis aos compromissos que neste dia assumiram solenemente.

E a celebração terminou com o pároco a dirigir palavras de congratulação às crianças e seus pais e de reconhecimento aos catequistas e equipa de acolhimento pela sua colaboração e disponibilidade.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.