No dia 30 de maio, 27 crianças do 6º e 7º ano da catequese, algumas a entrar já na adolescência, fizeram a sua profissão solene de fé, na igreja paroquial da Freixianda, numa celebração específica em que só puderam participar os pais e familiares mais próximos. As crianças entraram na igreja em cortejo litúrgico trazendo consigo a vela do batismo que tinham acendido no círio pascal.

Celebrava-se a solenidade da Santíssima Trindade, com as leituras e orações próprias deste dia. Depois das leituras, proclamadas por duas crianças, do salmo responsorial entoado por outra criança, e da reflexão orientada pelo pároco, as crianças subiram para os degraus em frente do altar e, voltadas para a assembleia, com a vela do batismo acesa, proclamaram solenemente a fé da Igreja, que assumem como sua. Deste modo, declararam que é sua escolha e decisão viver como cristãos, na Igreja Católica, ao longo de toda a vida. Foi um momento solene, direi mesmo, de alguma emoção.
A celebração prosseguiu com a oração universal, cujas intenções foram apresentadas pelas crianças. Antes da comunhão, duas crianças, em nome de todas, manifestaram o seu propósito de participar de modo habitual na eucaristia dominical e de comungar Jesus com assiduidade.
Depois da comunhão, o pároco entregou a cada criança o texto do Credo, que sintetiza os conteúdos essenciais da fé cristã. Em seguida, as crianças consagraram-se a Maria, invocando a sua intercessão para serem sempre fiéis aos compromissos que neste dia assumiram solenemente.
E a celebração terminou com o pároco a dirigir palavras de congratulação às crianças e seus pais e de reconhecimento aos catequistas e equipa de acolhimento pela sua colaboração e disponibilidade.