No dia 17 de outubro, durante o serão, a paróquia acolheu meia centena de participantes na iniciativa da vigararia “Ourém, terra de missionários”. O Padre José Henriques, natural da nossa paróquia, que foi missionário na Guiné ao longo de 44 anos, e a Irmã Maria Augusta, natural de paróquia de Seiça, que foi missionária em Moçambique e em Angola, deram o testemunho da sua vida e atividade missionária.
Pelo padre José Henriques ficámos a saber que centrou a sua ação evangelizadora em três pilares fundamentais: os jovens, as famílias e as aldeias nas periferias da cidade. Deu para perceber que não foi sempre fácil mas que também nunca lhe faltou o entusiasmo e a coragem para enfrentar as adversidades da missão. Através da sua ação e dedicação, conseguiu criar laços que ainda hoje perduram.
A irmã Maria Augusta testemunhou que foram duas as áreas da sua ação missionária: no setor da saúde e cuidados primários, em Moçambique, e no setor do ensino, em Angola, além da colaboração na catequese e na animação litúrgica, nas comunidades locais.
A plateia escutou com agrado o testemunho destes missionários. Neles revemos, com gratidão, o mesmo espírito de missão que tantos e tantos outros da nossa terra imprimiram às suas vidas. Uns e outros são o espelho da vitalidade da Igreja missionária.