A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) corporiza nos próximos dias 29 e 30 de Abril, na Casa das Irmãs do Amor de Deus, em Fátima, o apelo feito pelo Papa Francisco na bula “Misericordiae Vultus”, ao levar a cabo um fórum inter-religioso sobre a “Misericórdia nas Tradições Abraâmicas”.
“Ainda longe dos trágicos acontecimentos de Paris e Bruxelas, mas em ambiente propiciador de violência, ao tempo da convocatória do Ano Santo em curso, o Papa sentia já uma humanidade ferida e assustada portadora das cicatrizes do sofrimento e da incerteza”, lembra Américo Lino Vinhais, da UASP. É esse cenário que motiva a realização deste fórum, como resposta ao “doloroso clamor de misericórdia e paz”e ao convite de Jesus: “Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós” (Jo 20, 21).
O encontro começará na sexta-feira, dia 29 de abril, pelas 21h30, com a Via-Sacra no caminho dos Valinhos, e continua durante todo o dia de sábado, a partir das 09h30, com quatro conferências seguidas de diálogo. Serão oradores o frei Herculano Alves (“A Misericórdia na tradição judaica”), o padre Armindo Janeiro (“A Misericórdia na tradição cristã”), o muçulmano Riaz Issa, da Comunidade Shia Imami Ismaili (“A Misericórdia na tradição islâmica”), e monsenhor Luciano Guerra (“A Misericórdia na Mensagem de Fátima”). O fórum terminará com um breve momento de oração inter-religioso, pelas 17h30, com o mote “O nome de Deus é Misericórdia”.
Embora preferencialmente destinada a antigos alunos dos seminários portugueses, esta iniciativa está aberta à participação de todos os interessados. As inscrições estão abertas até ao dia 22 de abril. Mais informações em www.uasp.pt.