Formação sobre Caligrafia, erro, construção e revisão textuais

A formação Sempre a (Re)Escrever sugere estratégias de ensino-aprendizagem da escrita, dos diversos tipos de erro, em contexto de sala de aula e em trabalho autónomo, destinando-se a todos os que auxiliam e orientam a aprendizagem dos alunos.

Mais do que nunca, hoje, é indispensável dominar bem a escrita. É através dela que todo o cidadão tem acesso à maior parte da informação, mas também é através dela que se expõe. No contexto escolar, em particular, é através da escrita que os alunos acedem ao conhecimento e organizam o pensamento, daí a importância de trabalhar o texto desde cedo. 

Quem não sente dificuldades em ajudar a aprender a escrever? Que estratégias podem ajudar a evoluir na escrita, em contexto de sala de aula, ao longo da escolaridade? As cópias, os ditados e as redações chegam para trabalhar a escrita? Que estratégias diferenciadas pode um professor usar para que os seus alunos aprendam a escrever? Estas são algumas das perguntas que professores e outros educadores colocam a si mesmos, hoje, perante as múltiplas dificuldades que os alunos vão evidenciando no domínio da escrita, em língua portuguesa.

Atualmente, ensinar a escrever requer uma dinâmica diferente, envolvendo a pessoa do aluno e avaliando os seus pontos fracos e fortes. É importante, não somente traçar metas de aprendizagem, mas saber orientar o processo da escrita e apresentar estratégias diversas para a reescrita de texto.

A formação Sempre a (Re)Escrever sugere estratégias de ensino-aprendizagem da escrita, dos diversos tipos de erro, em contexto de sala de aula e em trabalho autónomo, destinando-se a todos os que auxiliam e orientam a aprendizagem dos alunos.

OBJETIVOS:

  • Compreender a importância da competência linguística no desenvolvimento da criança e do jovem estudante;
  • Desenvolver estratégias de desenvolvimento e enriquecimento linguístico;
  • Apreender conceções e objetivos da pedagogia do erro como suporte do trabalho pedagógico em contexto de sala de aula e/ou em apoio ao aluno;
  • Desenvolver estratégias de reeducação do traçado caligráfico;
  • Compreender o erro (macro e microestrutura); 
  • Desenvolver estratégias de correção do erro (ortográfico, sintático, etc.); 
  • Trabalhar a gramática de texto;
  • Desenvolver estratégias de escrita.

CONTEÚDOS:

  • Competência linguística
  • Escrita
  • Norma linguística
  • Pedagogia do erro
  • Caligrafia e erro: avaliação, remediação e reeducação
  • Estratégias de trabalho da escrita
  • Gramática de texto
  • Planificação, textualização, revisão e aperfeiçoamento textual

DESTINATÁRIOS:

  • Pais, Encarregados de Educação, Tutores e Educadores
  • Professores do 1.º Ciclo (2.º e 3.º anos) ao Ensino Secundário
  • Psicólogos, Reeducadores, Terapeutas da Fala, Explicadores
  • Profissionais da Saúde
  • Interessados na Educação

INSCRIÇÕES:

  • Inscrição online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhk19ilBVZiCU-Uvuvh6oIbV339F0tMCO_5HA6a8RILbOdrg/viewform
  • Correio eletrónico: adav.leiria.formar@gmail.com
  • Telemóvel: 965 112 219 (pagamento MBWay) – 966 652 746
  • Gabinete da ADAV-Leiria
  • Formação com inscrição gratuita – Inscrição obrigatória até 2 de outubro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress