Mais do que nunca, hoje, é indispensável dominar bem a escrita. É através dela que todo o cidadão tem acesso à maior parte da informação, mas também é através dela que se expõe. No contexto escolar, em particular, é através da escrita que os alunos acedem ao conhecimento e organizam o pensamento, daí a importância de trabalhar o texto desde cedo.
Quem não sente dificuldades em ajudar a aprender a escrever? Que estratégias podem ajudar a evoluir na escrita, em contexto de sala de aula, ao longo da escolaridade? As cópias, os ditados e as redações chegam para trabalhar a escrita? Que estratégias diferenciadas pode um professor usar para que os seus alunos aprendam a escrever? Estas são algumas das perguntas que professores e outros educadores colocam a si mesmos, hoje, perante as múltiplas dificuldades que os alunos vão evidenciando no domínio da escrita, em língua portuguesa.
Atualmente, ensinar a escrever requer uma dinâmica diferente, envolvendo a pessoa do aluno e avaliando os seus pontos fracos e fortes. É importante, não somente traçar metas de aprendizagem, mas saber orientar o processo da escrita e apresentar estratégias diversas para a reescrita de texto.
A formação Sempre a (Re)Escrever sugere estratégias de ensino-aprendizagem da escrita, dos diversos tipos de erro, em contexto de sala de aula e em trabalho autónomo, destinando-se a todos os que auxiliam e orientam a aprendizagem dos alunos.
OBJETIVOS:
- Compreender a importância da competência linguística no desenvolvimento da criança e do jovem estudante;
- Desenvolver estratégias de desenvolvimento e enriquecimento linguístico;
- Apreender conceções e objetivos da pedagogia do erro como suporte do trabalho pedagógico em contexto de sala de aula e/ou em apoio ao aluno;
- Desenvolver estratégias de reeducação do traçado caligráfico;
- Compreender o erro (macro e microestrutura);
- Desenvolver estratégias de correção do erro (ortográfico, sintático, etc.);
- Trabalhar a gramática de texto;
- Desenvolver estratégias de escrita.
CONTEÚDOS:
- Competência linguística
- Escrita
- Norma linguística
- Pedagogia do erro
- Caligrafia e erro: avaliação, remediação e reeducação
- Estratégias de trabalho da escrita
- Gramática de texto
- Planificação, textualização, revisão e aperfeiçoamento textual
DESTINATÁRIOS:
- Pais, Encarregados de Educação, Tutores e Educadores
- Professores do 1.º Ciclo (2.º e 3.º anos) ao Ensino Secundário
- Psicólogos, Reeducadores, Terapeutas da Fala, Explicadores
- Profissionais da Saúde
- Interessados na Educação
INSCRIÇÕES:
- Inscrição online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhk19ilBVZiCU-Uvuvh6oIbV339F0tMCO_5HA6a8RILbOdrg/viewform
- Correio eletrónico: adav.leiria.formar@gmail.com
- Telemóvel: 965 112 219 (pagamento MBWay) – 966 652 746
- Gabinete da ADAV-Leiria
- Formação com inscrição gratuita – Inscrição obrigatória até 2 de outubro