A vila da Batalha volta a acolher a tradicional festa em honra da Santíssima Trindade, que este ano decorre nos dias 14, 15 e 16 de junho, no Largo Infante D. Henrique. Organizada pelos nascidos em 1975, a festividade contará com momentos religiosos, animação musical, teatro e jogos tradicionais.
O programa arranca na sexta-feira, 14 de junho, com a abertura do arraial da festa às 15h00, seguindo-se a recolha das ofertas e andores, a bênção do pão e das ofertas e o habitual desfile das ofertas pela vila. A Eucaristia está marcada para as 19h30, culminando o dia com a atuação de David Antunes, pelas 22h00, e animação com o DJ Miguel R, a partir da meia-noite.
No sábado, 15 de junho, a celebração da missa da festa terá lugar às 11h00, seguida da procissão do Santíssimo às 12h00. O tradicional desfile das ofertas e andores repete-se às 12h30, e a tarde será preenchida com jogos populares, atuações musicais e culturais. Entre os destaques estão a atuação da Escola de Concertinas Rancho Folclórico Rosas do Lena, da Sociedade Filarmónica Avelarense e da peça de teatro “Lenda das formigas”, pela Casa do Mimo. O dia termina com o espetáculo musical do Padre Borga, às 21h00.
O último dia da festa, domingo, 16 de junho, contará com a missa dos mordomos às 19h30 e, pelas 21h30, um sarau-convívio com os festeiros e a atuação do grupo musical Vir’o Baile.
Durante os três dias, haverá serviço de refeições com pernil no espeto, sopas, bifanas, filhoses e o tradicional “café da avó”.
A organização está a cargo da paróquia da Exaltação da Santa Cruz da Batalha, com o apoio do município da Batalha.