No dia 22 de fevereiro, dois dias depois da festa litúrgica dos santos Francisco e Jacinta Marto, a catequese paroquial fez questão de evocar a memória dos Santos Pastorinhos e de louvar a Deus pelo dom da sua vida e exemplo.

Antes de mais, durante o tempo normal da catequese, desta vez mais prolongado, puderam ver um filme que apresentava como, a partir das aparições do Anjo e de Nossa Senhora, estas crianças simples de uma aldeia serrana, a pouco e pouco, se foram sentindo envolvidas na luz de Deus e do seu amor e se foram transformando e tornando testemunhas e apóstolos desse amor.
Depois da catequese e do filme, crianças, adolescentes, muitos pais e outras pessoas da comunidade, participaram na eucaristia, na igreja paroquial, em honra dos Santos Pastorinhos. A igreja estava repleta. A abrir, cada catequizando, foi colocar uma flor, junto das imagens dos Santos Francisco e Jacinta, expostas à veneração de todos, ao lado do altar. O pároco explicou o significado da entrega dessa flor, pois só se dão flores às pessoas de que gostamos, A flor oferecida aos Pastorinhos significa que gostamos deles e os estimamos muito.
A celebração foi prosseguindo, em ambiente festivo, ficando o compromisso de sermos, como os Pastorinhos, pessoas que se oferecem a Deus e Lhe rezam, que se preocupam com os pecadores e os pobres, que se desejam e rezam pela paz, e que estão sempre em união com o Santo Padre.