No dia 30 de abril, as crianças do 2º ano da catequese tiveram a sua “Festa do Pai Nosso”, ponto alto da caminhada de fé que foram fazendo, ao longo deste ano, com o apoio dos pais e catequistas, um ano dedicado à iniciação à oração como atitude de vida.
A festa decorreu na igreja paroquial, durante a missa dominical, na qual as crianças intervieram em vários momentos, nomeadamente no ato penitencial, na oração dos fiéis e na recolha das ofertas e num ou noutro cântico. Eram elas o centro das atenções porque a festa era delas, uma festa vivida com solenidade e muita alegria pelas crianças, pelos pais, pelos catequistas, pela comunidade e pelo pároco que presidiu. E não era para menos! Proclamar que Deus é Pai é sempre motivo de festa e fonte de muita alegria!
Momentos importantes e muito significativos foram o cortejo solene de entrada, a apresentação das crianças à assembleia para rezar em uníssono a oração dos filhos de Deus que todos somos e, por fim, o gesto, simbólico mas muito significativo, de serem os pais a entregar o texto da oração do Pai Nosso ao filhos, qual passagem de testemunho da mesma fé vivida por uns e por outros.
A celebração terminou com o pároco a dar os parabéns às crianças pelo desempenho que tiveram, incentivando-as a rezarem todos os dias O Pai Nosso; a manifestar apreço e gratidão aos pais e catequista pelo seu contributo fundamental na educação da fé dos mais novos; e a exortar toda a comunidade a ser, pela sua vivência e testemunho de fé, o sustentáculo da vida cristã das crianças.