Festa da Vida na Freixianda

http://lefa.pt/?p=57711

A culminar mais um ano de catequese, os adolescentes do 8º catecismo celebraram a Festa da Vida, no dia 18 de maio, na missa vespertina, na igreja paroquial. Apesar de ser um grupo mais reduzido, apenas 8, souberam comportar-se e dar testemunho do ideal de vida que queriam prosseguir, o mesmo ideal de vida que Jesus viveu na entrega e doação de si próprio.

A cruz, símbolo dessa doação e entrega, esteve em foco durante toda a celebração. Conduzida solenemente pela catequista, no cortejo de entrada, foi colocada em lugar de destaque, junto do altar. Os adolescentes, de velas acesas, prestaram homenagem ao Crucificado, a Quem queriam seguir.

Celebrava-se a liturgia do Pentecostes. Os adolescentes que, no início da celebração, já tinham dito ao que vieram, proclamaram as leituras, apresentaram as intenções da oração universal e fizeram a recolha das ofertas. Na homilia, o pároco realçou a força do amor que emana da Páscoa de Jesus e ajudou a perceber que é esse dinamismo do amor que dá verdadeiro sentido à vida e que é o Espírito Santo em nós que nos guia e fortalece para assim vivermos. No fim, benzeu os crucifixos, que iriam ser entregues a cada adolescente após a comunhão.

Quando chegou esse momento, cada adolescente foi chamado pelo seu nome e o pároco impôs sobre cada um deles uma cruz, dizendo-lhes: “Recebe esta cruz, fonte de vida nova, em Cristo Jesus”, ao que cada um respondeu: Cristo viver! Aleluia!   A seguir todos renovaram o seu compromisso de seguir Jesus pelas sendas do amor.

E assim, de um modo simples, mas sincero, decorreu esta Festa da Vida, vivida com pelos adolescentes e acolhida com alegria pelos pais, catequistas e assembleia.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress