As dez crianças que frequentam o 3º ano da catequese na paróquia da Freixianda fizeram a sua Primeira Comunhão, no dia 26 de maio, na igreja paroquial, no decorrer da eucaristia dominical.
A igreja estava composta e os pais em lugar de destaque. As crianças entraram solenemente na igreja e ocuparam os seus lugares nos bancos da frente. Foram as crianças que apresentaram as súplicas do ato penitencil e as intenções da oração universal. Também foram elas que apresentaram os dons ao altar. As leituras foram proclamadas pelos pais e o canto foi assegurado pelo grupo coral infantil.
Na homilia, o nosso pároco, em diálogo com as crianças, falou-lhes do Amigo Jesus, tão amigo que instituiu a eucaristia para ficar sempre connosco e para O podermos comungar, porque os amigos querem estar sempre juntos. As crianças estavam atentas e recetivas. Assim se mantiveram, ao longo de toda a celebração.
Quando chegou o momento da comunhão, deu para perceber que estavam compenetradas e sabiam o que iam fazer. Foi um momento de alguma emoção para elas, para o pais e catequistas, e também para o pároco. Seguiram-se momentos de silêncio, recolhimento e louvor.
No final da celebração, o pároco deu os parabéns às crianças, incentivou os pais a prosseguirem na sua missão de principais educadores da fé dos seus filhos, agradeceu aos catequistas, grupo coral e acólitos. Ás crianças entregou-lhes como recordação o diploma comprovativo da sua primeira comunhão.