O Santuário de Fátima será palco do próximo Congresso e Assembleia Geral da Associação de Reitores de Santuários, que se realizará em janeiro de 2017, precisamente no ano em que se assinala o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.
Esta é uma associação francesa que integra todos os santuários católicos gauleses, mas igualmente alguns da Bélgica, Suíça, Portugal e Líbano. A decisão foi anunciada no encontro que decorreu nos passados dias 24 a 26 de janeiro, em Le Puy-en-Velay, França, onde se promoveu a reflexão sobre o fenómeno da peregrinação e seus valores religiosos e antropológicos, servindo ainda para a aprovação de algumas alterações aos estatutos da associação e para projetar o próximo encontro em Portugal.
Para o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, “trata-se de uma oportunidade para acolher responsáveis de santuários que são, muitas vezes, também organizadores de peregrinações a Fátima; para partilhar preocupações comuns e procurar soluções que conduzam a um melhor acolhimento dos peregrinos nos diferentes santuários”.