Falecimento do padre Júlio Domingos Vieira

Faleceu, no passado dia 6 de junho, com a idade de 90 anos, o padre Júlio Domingos Vieira.

Este sacerdote da diocese de Leiria-Fátima foi ordenado em 1949. Exerceu o ministério sacerdotal nas paróquias de Espite, Pedreiras, Calvaria e Maceira, como assistente diocesano de alguns movimentos apostólicos e vigário na vigararia de Marinha Grande.

Em 1998 foi dispensado de todos os serviços pastorais, por motivos de saúde, passando a residir na Casa Diocesana do Clero, em Fátima.

O seu funeral realizou-se no dia 8 de junho, em Santa Catarina da Serra, sua terra natal. Na missa exequial, D. António Marto recordou-o como “um homem bom, dedicado a Deus e ao serviço pastoral às pessoas de modo incondicional”. Referiu a atenção aos jovens, para os quais fundou o agrupamento de escuteiros e a telescola, e citou uma frase com que era habitual incentivar quem com ele conversava: “dos fracos não reza a história”.

Além dos familiares e de várias dezenas de sacerdotes, muitos fiéis, nomeadamente da paróquia da Maceira, quiseram prestar uma última homenagem ao padre Júlio Vieira. Outros usaram as redes sociais para partilhar o seu sentimento de gratidão, referindo-o como “servidor generoso e bom do povo de Deus”, “um grande homem”, “um santo, paciente, calmo, tolerante e sofredor”, “uma referência muito importante para os jovens”, entre outras qualidades. Desses testemunhos, damos como exemplo o de Virgílio Faria, paroquiano da Maceira: “Partiu para a eternidade um homem bom que esteve ao nosso serviço e dispor durante quase 30 anos (…) entregando-se de corpo e alma aos seus paroquianos. Foi ele que me casou, foi ele que batizou as minhas filhas, foi ele que esperou sempre por mim, foi ele quem me despertou”.

Na nota de informação do seu falecimento, a diocese de Leiria-Fátima dava “graças pelo dom que este sacerdote foi para a Igreja” e pedia “a Deus que acolha este irmão na comunhão do seu amor eterno”. O PRESENTE associa-se a este voto e estende a todos os seus familiares e amigos um abraço de condolências.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.