Faleceu a irmã Maria Pia Cruz

Faleceu no passado dia 26 de janeiro, aos 83 anos de idade, a irmã Maria Pia Cruz, natural da Golpilheira, paróquia da Batalha. Nas últimas décadas, viveu bem próximo da sua terra natal, no Convento da Faniqueira.

Numa reportagem efetuada pelo jornal O Mensageiro, em Junho de 2010, a propósito dos 400 anos desta Ordem, contou que foi aos 20 anos de idade que decidiu viver toda a vida recolhida, longe dos seus, numa entrega total a Deus, porque “foi assim que encontrei o meu caminho de felicidade”. Era na altura uma das mais ativas da comunidade. Durante a reportagem, esteve a varrer o claustro, depois a cuidar das flores do jardim, mais tarde a preparar as mesas no refeitório e, no final da manhã, ainda deu um pulinho ao quintal, para ajeitar as canas dos feijões, confessando que cultivar a horta era uma das suas tarefas favoritas.

Vários problemas de saúde deixaram-na, há cerca de dois anos, em cadeira de rodas, mas mantinha-se ativa e com a mesma alegria e lucidez, como se verificou num dos últimos contactos com os seus conterrâneos, no passado dia 21 de dezembro, quando entregou um presente à Comissão da Igreja da Golpilheira: um conjunto de panos para o serviço do altar e uma estola, tudo decorado manualmente pelas irmãs. Acompanhava as notícias da sua terra e quis, assim, associar-se ao movimento de requalificação da igreja de Nossa Senhora de Fátima, manifestando na ocasião o desejo de ver “ao vivo” o resultado final das obras. Estava a ser ponderada a viabilidade dessa visita, mas já não foi possível concretizá-la. “Com certeza, do céu, já terá realizado a sua vontade de ver a nossa igreja e estará a interceder junto de Deus para que todos os que a frequentam sejam cada vez mais felizes e santos, como ela se esforçou toda a vida por ser”, comentou um dos membros da comissão no funeral.

Foi o agravar de problemas respiratórios, obrigando a alguns dias de internamento hospitalar, que acabou por ditar o seu falecimento, na tranquilidade do convento e com o carinho das companheiras de uma vida inteira de entrega a Deus.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.