Escutismo de “nova geração” sob o signo de BP

No domingo 25 de fevereiro, a Região de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebrou o aniversário do Fundador do Escutismo, Baden-Powell (BP), num dia em que a tradição se misturou com algumas novidades.

O Agrupamento 1227 Boa Vista foi o anfitrião deste “Dia de BP”, em que estiveram presente cerca de 2.000 elementos de todos os agrupamentos da Região e que mobilizou mais de 80% de todo o efetivo regional.

Vivida sob o lema “Reencontro com BP”, a atividade iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, que a todos convidou a “impelir a canoa para tornar o mundo melhor, mais belo e feliz”. Esteve presente o chefe nacional do CNE, Ivo Faria de Oliveira, que assistiu à apresentação da nova bandeira regional de Leiria-Fátima e condecorou com a “Cruz de Mérito Monsenhor Avelino Gonçalves” o anterior chefe regional, Pedro Ascenso (ver foto abaixo).

A grande novidade e inovação do dia residiu na forma como foi conduzido o raide de três quilómetros, cujo guião surgiu sob a forma de aplicação para telemóveis, onde cada equipa registava as suas respostas, obtinha as indicações para o posto seguinte e podia acompanhar a sua própria evolução. Esta foi a forma que a equipa pedagógica regional escolheu para entusiasmar os jovens escuteiros com dinâmicas inovadoras, valorizando o espírito de equipa e premiando os conhecimentos sobre o Movimento, as diversas secções e o seu Fundador. Assim se promoveu, também, a diversidade de atividades escutistas ligadas à descoberta e transmissão de mensagens, bem como a utilização de diferentes códigos para decifrar os enigmas que elas contêm.

O raide terminava na “Feira dos Agrupamentos”, onde eram apresentadas as histórias e vivências de cada um dos grupos, com o convite à participação em oficinas práticas.

Este também foi o dia em que foram apresentados os vencedores do concurso da insígnia e do hino do próximo Acampamento Regional (Acareg), que se realizará em Agosto deste ano.

Em resumo, o dia foi pautado pelo convívio, pela alegria e pelo espírito de celebração que, ano após ano, são já a marca deste evento.

2018-02-26 cne2

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.