Escolas da Caranguejeira solidárias contra a pobreza

O Agrupamento de Escolas de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra comemorou o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992, cujo objetivo é alertar consciências para defender os direitos básicos do ser humano.

A sensibilização para esta atividade iniciou-se nas aulas de Educação para a Cidadania e de Educação Moral e Religiosa Católica, com o desafio de luta pessoal e responsável contra a pobreza, sob o mote “Eu sou solidário. E Tu?”. As famílias e a comunidade educativa foram envolvidas na recolha de alimentos para oferta a famílias carenciadas da comunidade local.

Na Escola E.B. 2/3 Dr. Correia Alexandre, os alunos elaboraram trabalhos, cartazes e esculturas, entre outros, relacionados com situações de pobreza, nomeadamente sobre os sem-abrigo. Os trabalhos foram apresentados em cartão, símbolo da cama, e revestidos com jornal, símbolo do agasalho destas vítimas da pobreza extrema.

Na Escola de Santa Catarina da Serra, no dia 17 de outubro, os membros da comunidade educativa reuniram-se na escadaria principal para assinalar a efeméride. Os alunos do 9.º ano proclamaram o seu manifesto contra a pobreza e todos os presentes construiram um cordão humano, com a expressão “Erradicar a Pobreza”. Depois, guardaram um minuto de silêncio pelas vítimas deste flagelo, plantaram uma pequena oliveira e entoaram a emblemática música “We are the World”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress