Escola do Santuário propõe dois retiros de silêncio para julho e agosto

Agendado para 31 de julho a 2 de agosto, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, este encontro é uma proposta do Santuário inspirada na experiência da luz descrita pelos Pastorinhos, no final das Aparições, que visa proporcionar uma experiência interior da misericórdia de Deus, através da prática da oração, da compaixão e da confiança.

O primeiro, “A vida na Luz”, decorre de 31 de julho a 2 de agosto

 “A vida na luz” é o título do primeiro de dois retiros de silêncio que a Escola do Santuário propõe para este verão em progressivo desconfinamento. Sendo o primeiro retiro do Santuário, no contexto da pandemia provocada pela Covid-19,  só será possível aceitar 24 inscrições que apesar de gratuitas são obrigatórias. Todas as regras de segurança e distanciamento social deverão ser observadas.

Agendado para 31 de julho a 2 de agosto, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, este encontro é uma proposta do Santuário inspirada na experiência da luz descrita pelos Pastorinhos, no final das Aparições, que visa proporcionar uma experiência interior da misericórdia de Deus, através da prática da oração, da compaixão e da confiança.

O retiro assenta em quatro passos: o do silêncio, que, pela espera, abre o coração à luz; o da Palavra, que dá sustento à fé; o da oração; e o da reparação, que promove o amor pelo próximo.

“A vida na luz” começa com um momento de abertura ao silêncio, na noite de sexta-feira, a 31 de julho. Prossegue, depois no sábado, que será passado entre a escuta da Palavra e a oração, refletindo sobre temas como a luz trinitária da filiação, a alegria de ver a luz e acreditar e a missão que nos leva a ser testemunhas vivas das palavras e dos gestos do reino da luz. O encontro termina no domingo, com reflexões sobre a comunhão eucarística e a adoração, em dois momentos designados por “Encontro 4: congregados e sustentados por e para o banquete da luz e no silêncio comungar a luz”. No final dos quatro passos, os participantes serão convidados a participar na Eucaristia, às 15h00.

Um mês depois, e com características um pouco diferentes, o Santuário de Fátima, recuperando o espírito do Tempo Pascal (este encontro deveria ter ocorrido em abril), promove o retiro “Salvos pela Luz”, que decorrerá ao ritmo dos Mistérios Gloriosos do Rosário, podendo assim os interessados cumprir a integralidade do percurso pensado para os Retiros da Luz.

No primeiro dia, sexta-feira o encontro inicia os participantes no silêncio de Deus. No sábado, 29 de agosto, depois da oração da manhã os participantes são convidados a refletir sobre a fonte da Luz; o transbordar da luz e a contemplação da Luz. À noite, são convidados a participar na Procissão das Velas. No domingo, último dia do retiro, haverá uma reflexão sobre a vivência e a comunhão cristãs, centradas em Jesus Cristo.

À semelhança do primeiro retiro as inscrições são limitadas e sujeitas a confirmação.

Ambos os retiros serão orientados pelo padre José Nuno Silva, capelão do Santuário de Fátima.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.