Entrega da Bíblia às crianças da catequese na Freixianda

No dia 11 de dezembro, decorreu, na igreja paroquial da Freixianda, o rito da entrega da Bíblia às 17 crianças que frequentam o 4º ano da catequese.

No dia 11 de dezembro, decorreu, na igreja paroquial da Freixianda, o rito da entrega da Bíblia às 17 crianças que frequentam o 4º ano da catequese. A igreja estava repleta, como há muito não acontecia. Para isso muito contribuiu a presença das outras crianças da catequese que vieram entregar mais uma pegada da sua preparação para o Natal. A acompanhar as crianças estavam muitos pais, os catequistas e a comunidade que habitualmente se reúne para a celebração da eucaristia dominical.

Entrega da Bíblia às crianças da catequese na Freixianda 2022

As crianças do 4º ano entraram na igreja em cortejo litúrgico, conduzindo um cartaz alusivo à “Palavra” que se fez carne e habitou entre nós, a imagem do Menino Jesus, Ele que é essa “Palavra” incarnada, e a Bíblia em formato maior. Chegados à zona do altar, uma mesa acolheu a Bíblia e, por cima dela, a imagem do Menino Jesus, para significar, deste modo, que a Palavra da Bíblia é para se tornar acontecimento em nós, como a “Palavra” eterna do Pai se tornou acontecimento em Jesus.

No momento da apresentação dos dons, enquanto se fazia a recolha das ofetas, os pais conduziram até junto do altar as Bíblias para oferecer aos seus filhos. Ao mesmo tempo, todas as crianças da catequese, cerca de uma centena, se aproximaram, com muita ordem, do presépio para aí deixarem a “pegada” correspondente à segunda semana do Advento.

Após a comunhão, o pároco entregou, de modo solene, a cada criança o Livro da Palavra de Deus, a sua Bíblia, exortando cada uma a que a lesse e meditasse. Ao mesmo tempo, entregou uma recordação deste dia que servirá de marcador a usar na leitura da Bíblia.

Esta foi uma celebração muito rica, bem vivida e participada. A alegria estampada no rosto das crianças, a atenção com que estiveram, o modo com perceberam os gestos e símbolos, acabou por provocar nos adultos felicidade e até alguma emoção.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress